Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Os olhos da política nacional deste ano estarão voltados para Guarulhos a maior cidade do Brasil com exceção das capitais

Da esquerda para direita encontra-se o Dr. Márcio José de Oliveira, ao centro Giuliano Marcos e a direita Jorge Wilson (Republicanos). - Imagem: Acervo Pessoal
Da esquerda para direita encontra-se o Dr. Márcio José de Oliveira, ao centro Giuliano Marcos e a direita Jorge Wilson (Republicanos). - Imagem: Acervo Pessoal

Márcio José de Oliveira Publicado em 05/04/2024, às 06h15


O segundo maior palco político do estado de São Paulo, terá suas atenções redobradas nestas eleições, Guarulhos, conhecida pela sua pujança econômica política e social para o Brasil, terá uma disputa ideológica acirrada entre direita e esquerda.

Isto porque o PT - “Partido dos Trabalhadores” que representa majoritariamente a esquerda, não lançará candidatura ao executivo da capital, bem como o Republicanos e o PL - “Partido Liberal” que representam majoritariamente a direita, também não lançarão candidaturas ao executivo da capital.

As pesquisas apontam uma grande polarização na disputa pela Prefeitura de Guarulhos, entre os candidatos Jorge Wilson - “Xerife do Consumidor” (Republicanos) e Eloi Pietá (Solidariedade).

No último levantamento do Instituto Paraná Pesquisas para a prefeitura de Guarulhos (SP), divulgado na quarta-feira (03), mostra o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade) e o Deputado Estadual e líder do governo Jorge Wilson - “Xerife do Consumidor” (Republicanos) na liderança das intenções de votos nos três cenários da pesquisa estimulada.

Ao longo dos três últimos pleitos eleitorais (2016, 2020 e 2022), Guarulhos tem externado nas urnas a sua preferência às candidaturas do espectro ideológico de centro-direita.

Ao analisarmos a última eleição para Presidente, Governador e Senador na cidade, afere-se que diferente da preferência do eleitorado da capital, que conferiu vitória eleitoral à esquerda, com 47,54% dos votos válidos ao então candidato Lula (PT), contra 37,99% ao então candidato Bolsonaro (PL). Este cenário se repetiu na disputa para governador na capital e resultou em 44,38% dos votos válidos para o então candidato Haddad (PT), contra 32,56% ao então candidato Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

Já no cenário eleitoral de Guarulhos o resultado foi inverso, sagrando-se vencedores os candidatos de direita. O placar ficou 45,46% dos votos válidos ao então candidato Bolsonaro (PL), contra 42,79% ao então candidato Lula (PT). Para governador este cenário se repetiu em Guarulhos, com 40,90% dos votos válidos para o então candidato Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), contra 39,31% ao então candidato Haddad (PT).

Uma peculiaridade curiosa na dinâmica do cenário político de Guarulhos é o fato do candidato Alencar Santana (PT) e o candidato Lucas Sanches (PL), mesmo ambos sendo representantes dos dois partidos que protagonizaram a disputa eleitoral na esfera nacional, este fator não garantiu aos mesmos a dianteira na disputa local em Guarulhos, segundo as pesquisas eleitorais.

Denota-se, em que pese os reflexos eleitorais das eleições estaduais e nacional influenciarem no cenário local, este não é o fator decisivo para uma vitória local. Tendo em vista, que os players locais terão que demonstrar domínio e capacidade de satisfazer os anseios pontuais da sociedade.

Neste contexto temos que ponderar na eleição municipal de 2020 o prefeito Guti obteve 57,83% dos votos válidos, enquanto seu adversário Elói Pietá recebeu 42,17% dos votos válidos, evidenciando a preferência do eleitorado local por candidatos de centro-direita.

Essa polarização política em Guarulhos reflete não apenas as preferências ideológicas do eleitorado, mas também os desafios e as questões locais que influenciam a dinâmica política da cidade.

A competição acirrada entre o ex-prefeito Elói Pietá e o Deputado Estadual Jorge Wilson demonstra a importância das eleições municipais e como elas podem refletir as nuances da política nacional em nível local. É crucial que os candidatos e partidos compreendam as demandas e necessidades da população de Guarulhos, buscando apresentar propostas concretas e soluções para os desafios enfrentados pela cidade.

O fator que pode pesar muito nas eleições de Guarulhos e favorecer o Deputado Estadual Jorge Wilson, líder do governo na ALESP, é a proximidade e confiança que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nutre por ele, bem como os projetos pontuais que o governador inseriu no seu plano de governo e vem executando em favor da cidade.

O empenho do governador para eleger um candidato alinhado com seus projetos e valores, somados ao incondicional apoio do Prefeito Guti e de sua base aliada em favor do pré-candidato Jorge Wilson, revelam o grau de maturidade e organização da classe política que orbita o campo da centro-direita.

Compartilhe  

últimas notícias