Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Dica cultural: The Giant Void

The Giant Void. - Imagem: Reprodução | YouTube
The Giant Void. - Imagem: Reprodução | YouTube
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 25/01/2024, às 07h32


Escrevo esta coluna para todos os meus leitores que amam a boa música. Sei que atualmente a crítica musical mais abalizada é unânime ao apontar a decadência que acomete o cenário musical em todo o mundo Quando se fala em música “mainstream”, o empobrecimento artístico é geral. Quem aprecia música de qualidade precisa garimpar em nichos de gêneros específicos para conhecer artistas de qualidade.

Tendo em vista que o estilo musical deste colunista é a música pesada, posso encontrar muita música de qualidade no cenário do heavy metal. No artigo de hoje quero compartilhar com os leitores uma ótima descoberta: a banda The Giant Void.

Na verdade, já tive contato com o som da banda na ocasião do lançamento do seu álbum de estreia, “Though Insertion” (2021). Naquele momento, tive a oportunidade de bater um papo com o idealizador da banda, o guitarrista e produtor musical Felipe Colenci. Naquela conversa, pudemos conhecer a, ainda breve, história da banda e um dos destaques foi o reconhecimento das qualidades artísticas do vocalista Hugo Rafael, que foi um dos finalistas da temporada de 2021 do programa televisivo The Voice. O talentoso cantor ainda faz parte do grupo Sambô, que faz uma mistura de samba, rock e música pop. Completa a formação o baterista alemão Michael Ehré.

Passados aproximadamente dois anos, o The Giant Void volta com mais um excelente álbum, “Abyssal”, lançado de forma independente em 2023 pela produtora Som do Darma.

Em termos musicais, “Abyssal” traz uma rica diversidade musical, com influências de grunge, epop rock, tudo costurado pelo fio condutor do heavy metal. É até difícil destacar alguma música em meio a um trabalho que é musicalmente coeso do começo ao fim. Apenas para dar alguma referência ao leitor, a faixa de abertura “Dirty Sinner” abre o disco de forma impactante; “Monster Within” agrrada alterna partes rápidas com momentos mais cadenciados; e, só para citar mais uma, “Mars” traz um momento mais progressivo que confere uma rica dinâmica ao álbum como um todo.

Torço para que o The Giant Void conquiste seu espaço no difícil cenário da música pesada mundial.

Compartilhe  

últimas notícias