Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Agressões a síndicos em condomínios

Agressões a síndicos em condomínios - Imagem: Reprodução | YouTube
Agressões a síndicos em condomínios - Imagem: Reprodução | YouTube
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 05/10/2023, às 08h08


Vivemos tempos de decadência em diversas áreas da vida humana. Não é diferente em alguns aspectos da vida condominial. Embora haja casos de harmonia no ambiente dos condomínios, também surgem situações de pessoas antissociais que tumultuam o próprio local onde residem. Uma das situações mais alarmantes têm sido as agressões físicas a síndicos.

É evidente que tais casos são passíveis de responsabilização perante as autoridades públicas, sobretudo nos casos em que o Poder Judiciário atua para punir os agressores.

A despeito disso, nem sempre a condenação nas esferas criminal e civil resultam em pacificação do ambiente condominial, pois os agressores, muitas vezes, acabam acentuando as hostilidades mesmo depois da apreciação do caso pelas autoridades.

É importante que o síndico (seja morador ou profissional) conheça muito bem o condomínio que deve gerir, integrando-se ao grupo de condôminos, prestadores de serviço habituais e profissionais que trabalham para o condomínio.

Hoje há uma ampla gama de canais de comunicação, principalmente via internet e redes sociais, que aproximam o síndico da massa condominial, revelando transparência na gestão.

Ambientes nos quais predomina a falta de informação, o autoritarismo e a pouca lisura com o trato dos assuntos comuns aos condôminos são propícios à proliferação de fofocas e mal-entendidos que podem dar maior chance às discussões e agressões físicas e verbais.

Sempre é saudável estabelecer canais de comunicação que sirvam de oportunidade para mediação de conflitos. Atualmente, não é difícil encontrar cursos e treinamentos que qualifiquem os gestores neste particular.

Uma das principais qualificações exigidas do síndico de condomínios é a capacidade de criar e desenvolver um ambiente harmônico e permeado pela cultura de paz na vida condominial.

Compartilhe  

últimas notícias