Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

A importância da saúde mental no trabalho

Saúde mental no trabalho. - Imagem: Freepik
Saúde mental no trabalho. - Imagem: Freepik
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 22/12/2022, às 08h13


A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou Relatório Mundial de Saúde Mental, em junho de 2022, dando conta que um bilhão de pessoas apresentaram algum transtorno mental em 2019. Um dos aspectos destacados no relatório indica que a relação dos transtornos com o ambiente de trabalho é algo a ser observado com atenção.

Em decorrência disso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) emitiu nota conjunta com a OMS. O documento explicita pontos das “Diretrizes da OMSsobre saúde mental no trabalho” (WHO Guidelines on Mental Health at Work).

A nota conjunta indica prática para governos, empregadores e trabalhadores e suas organizações, nos setores público e privado, com a finalidade de apoiar a prevenção de riscos para a saúde mental, além de proteger e promover a saúde mental no trabalho, apoiando as pessoas com problemas de saúde mental para que elas possam participar e prosperar no mundo do trabalho.

Guy Ryder, Diretor Geral da OITdisse que: “À medida que as pessoas passam uma grande proporção de suas vidas no trabalho - um ambiente de trabalho seguro e saudável é fundamental. Precisamos investir para construir uma cultura de prevenção em torno da saúde mental no trabalho, remodelar o ambiente de trabalho para acabar com o estigma e a exclusão social e garantir que os empregados com condições de saúde mental se sintam protegidos e apoiados

A mesma OIT editou a Convenção de Segurança e Saúde dos trabalhadores e o ambiente de trabalho OIT (Nº 155) e a Recomendação (Nº 164), que estabelecem estrutura legal para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores e das trabalhadoras. 

A pandemia agravou em 25% os índices comprovados de ansiedade e depressão no mundo. Este fato também tem causado impacto no ambiente de trabalho, deteriorando as relações entre trabalhadores e entre estes e seus superiores hierárquicos.

É urgente que os responsáveis pelo poder diretivo das empresasadotem certas posturas que visam coibir práticas incompatíveis com as boas relações no ambiente de trabalho.

Compartilhe  

últimas notícias