Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

Privatização das Praias pode criar mini portos privados para embarque e desembarque do tráfico de armas e drogas

Este novo fator está, discretamente, sendo levado por autoridades da Marinha e da Polícia Federal ao Congresso Nacional

Privatização das Praias pode criar mini portos privados para embarque e desembarque do tráfico de armas e drogas - Foto: Clóvis Miranda / Semcom / Fotos Públicas
Privatização das Praias pode criar mini portos privados para embarque e desembarque do tráfico de armas e drogas - Foto: Clóvis Miranda / Semcom / Fotos Públicas
Leandro Mazzini

por Leandro Mazzini

Publicado em 06/06/2024, às 14h52


Risco na praia

O polêmico debate sobre a PEC 3/2022, a chamada PEC de Privatização das Praias, ultrapassou o âmbito político e chegou ao da soberania nacional. Enquanto seus defensores apontam apenas a derrubada de taxas da União e laudêmio da Marinha, há além da oposição os que apontam brechas no texto para, caso aprovada, propriedades confrontantes de faixa de areia requererem acesso restrito ao quebra-mar.

O fator novo é que, discretamente, autoridades da Marinha e da Polícia Federal já fazem chegar ao Congresso Nacional que há risco de criação de mini portos privados, na costa e em ilhas, que podem se tornar ponto de embarque e desembarque para tráfico de armas e drogas, onde a fiscalização seria inexistente. Ou seja, descontrole total.

Potência mundial

O Brasil vai passar da 8ª para a 3ª potência mundial em exploração e processamento de urânio. O Ibama acaba de conceder a licença nº 8/2024 após análise do estudo de impacto ambiental da mina Santa Quitéria (210 km de Fortaleza), da Indústria Nucleares do Brasil (INB). Segundo Júlio Lopes, da Frente Parlamentar de Energia Nuclear, que acompanhou o processo, serão 6 mil empregos e funcionará dentro de dois anos.

Éééééé... do Brasil!

Um caso vergonhoso para o Brasil no aeroporto de Heathrow na última terça-feira (4). Testemunhas contaram à Coluna que um voo Londres-Guarulhos, de companhia aérea brasileira, ficou no pátio por 2 horas, com passageiros a bordo, à espera de dois atrasados para o embarque. Quando entraram, os famosos levaram uma baita vaia. A Coluna aguarda a posição oficial dos envolvidos para publicar detalhes do episódio.

Novelão brasiliense

Avançou na PF e no STJ o inquérito que pode cair como uma bomba em Brasília nas eleições de 2026. O caso de duas mandatárias que se pegaram no braço na capital. O pivô de tudo foi uma assessora de uma delas, que deixou a cidade. O caso tem episódios novelescos que fazem ministros rirem de cair a toga.

O Dia aos 73

Um dos maiores jornais do País, O DIA completou ontem (5) 73 anos. O periódico foi fundado no dia 5 de junho de 1951 no Rio de Janeiro, pelo deputado Chagas Freitas - que futuramente veio a ser o governador do Estado. Conta com inúmeros prêmios nessa trajetória e hoje é um dos principais parceiros da Coluna Esplanada.

Ataque político

O discurso petista de violência de gênero se voltou contra um vereador do partido em Camaçari (BA). Testemunhas do processo contra Dentinho do Sindicato (PT) vão depor amanhã à Justiça estadual. Ele foi denunciado pelo MPF pelo crime de violência de gênero contra a colega Professora Angélica (PP). Aconteceu em junho do ano passado: segundo a denúncia, ele tentou retirá-la à força de uma cadeira no plenário.

ESPLANADEIRA

#Quaker inova e lança o 1º “arroz” de aveia do Brasil. #SGB divulga hoje o 3º Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas de 2024. #Buser amplia atuação no setor de linhas regulares. # B2B Match realiza a 1ª edição do HR Leaders Summit dia 27 de junho em SP. #ANP firma acordo de cooperação técnica e operacional com a Senacon. #Janderson Mantovani, vereador de Maringá (PR), tem mandato cassado por infidelidade partidária.

Compartilhe  

últimas notícias