Diário de São Paulo
Siga-nos

No Vaticano, Nunes enaltece trabalho da Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas

Agenda do emedebista na Europa prevê encontro com o papa Francisco, nesta quinta-feira (16)

Nunes enaltece trabalho da Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas - Imagem: Divulgação / Secom
Nunes enaltece trabalho da Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas - Imagem: Divulgação / Secom

Marina Milani Publicado em 16/05/2024, às 09h03


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), participou nessa quarta-feira (15), da Conferência da Crise Climática à Resiliência Climática, no Vaticano. Em um discurso de pouco mais de dez minutos, Nunes destacou São Paulo como uma das poucas cidades no mundo a contar com uma Secretaria Municipal voltada às mudanças climáticas e compartilhou os avanços ambientais alcançados em sua gestão.

O evento, com o tema "Governando na Era das Mudanças Climáticas", reuniu dezenas de líderes políticos globais, incluindo governantes de cidades como Atenas, Boston, Milão, Roma e Londres. A conferência foi organizada pela Pontifícia Academia de Ciências e pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais. Nunes, acompanhado por membros de seu gabinete, chegou à Itália na terça-feira (14) e permanecerá até quinta-feira (16).

Durante seu pronunciamento, Nunes compartilhou os esforços de São Paulo na preservação do meio ambiente, citando o aumento da cobertura vegetal da cidade. "Há quatro anos, São Paulo pretendia chegar a 50% de seu território com cobertura vegetal. Hoje, este índice está em 54%," comemorou.

O prefeito também destacou a importância do Plano Municipal do Clima, o PlanClima SP, que orienta as políticas ambientais da cidade, incluindo a preservação de espaços e a criação de novos parques. Desde 2021, cinco novos parques foram inaugurados, e outros cinco estão previstos para este ano, totalizando 114 parques municipais.

Nunes mencionou a recente enchente no Rio Grande do Sul, que afetou mais de 400 cidades, sublinhando a urgência de políticas climáticas eficazes. "O Sul do meu País passa por um momento muito difícil, atualmente. E isso tem a ver com as questões que estamos debatendo aqui, nesta semana," afirmou.

Além disso, o prefeito destacou a preservação da Mata Atlântica, enfatizando que 15% da cidade de São Paulo é composta por áreas preservadas. Ele anunciou a assinatura de um decreto para a desapropriação de 11% do território da cidade, o que aumentará a área preservada para 26%, correspondendo a 165 quilômetros quadrados, maior que a área de Paris.

Papa Francisco

Nesta quinta-feira (16), Nunes se reunirá com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para discutir esforços internacionais na erradicação da fome. A agenda inclui também a participação em uma missa na Basílica de São Pedro em memória do ex-prefeito Bruno Covas, falecido em maio de 2021, e uma audiência com o Papa Francisco.

Compartilhe  

últimas notícias