Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Ibama cria plataforma para acompanhar recuperação ambiental; entenda

Essa plataforma vai reunir dados de áreas degradadas ou alteradas para auxiliar no desenvolvimento de projetos ambientais

Ibama cria plataforma para acompanhar recuperação ambiental; entenda - Imagem: reprodução freepik
Ibama cria plataforma para acompanhar recuperação ambiental; entenda - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 02/04/2024, às 15h27


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desenvolveu a Plataforma de Acompanhamento da Recuperação Ambiental, denominada Recooperar. Essa plataforma vai reunir dados de áreas degradadas ou alteradas para auxiliar no desenvolvimento de projetos ambientais.

Conforme informa o portal Agência Brasil, o regulamento que formaliza essa iniciativa foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (02) e entrará em vigor em 15 de abril.

Além das ações de recuperação ambiental lideradas pelo Ibama, a plataforma Recooperar vai centralizar informações administrativas, incluindo aquelas dos níveis municipal e estadual, sobre áreas que sofreram degradação. 

Vale ressaltar que ela também vai incluir dados geográficos, como o tipo de ambiente afetado e informações sobre recursos hídricos. Além disso, a Recooperar vai fornecer detalhes sobre a finalidade da área, se é uma unidade de conservação, um território quilombola, terra indígena ou se possui Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Segundo o Ibama, a plataforma agora contém dados sobre áreas onde atividades estão proibidas, planos para recuperar locais degradados, projetos para plantar novas árvores, restabelecer florestas, e também ações para reparar danos ambientais.

Compartilhe  

últimas notícias