Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

O presidente Lula paga mico ao se intrometer na guerra entre Rússia e Ucrânia

Trata-se de uma campanha pessoal atrás do Nobel da Paz

O presidente Lula paga mico ao se intrometer na guerra entre Rússia e Ucrânia. Trata-se de uma campanha pessoal atrás do Nobel da Paz
O presidente Lula paga mico ao se intrometer na guerra entre Rússia e Ucrânia. Trata-se de uma campanha pessoal atrás do Nobel da Paz
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

por Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Publicado em 23/05/2023, às 19h00 - Atualizado às 22h55


‘Harry’ das bombas

Em inúmeros postos do Estado do Rio de Janeiro, em especial na região de Campos de Goytacazes, foi constatada a presença de metanol misturado ao álcool hidratado vendido na bomba. Além de prejudicar muito o motor do carro, o mero contato com a pele pode levar à cegueira ou à morte. Segundo fontes do mercado, todos esses postos têm um único dono, o qual é conhecido como "Harry Porter" o famoso personagem do clássico da escritora J.K.Rowling.

Mico

O presidente Lula paga mico ao se intrometer na guerra entre Rússia e Ucrânia. O Brasil não é potência nuclear e sequer integra o Conselho de Segurança da ONU. Trata-se de uma campanha pessoal atrás do Nobel da Paz. A atuação pode comprometer o comércio, já que a Rússia é grande importadora de carne do Brasil e o agronegócio brasileiro é dependente de fertilizantes russos. Motivo que levou Bolsonaro à Rússia no início da guerra para pedir a manutenção do fornecimento de fertilizantes.

Reputação

O STF vai analisar denúncia contra o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ). Ele é acusado de afrontar em lives, por cinco vezes, a reputação do ministro Alexandre de Moraes. Também é acusado de ofender a dignidade e o decoro do ministro em 19 ocasiões. A ação contra Otoni está na pauta do STF desta quarta-feira. Nos vídeos, Otoni de Paula usou palavras como “lixo”, “tirano” e “canalha” para ofender Moraes.

Alta tensão

A Comissão do Trabalho da Câmara criou grupo especial para monitorar denúncia de aumento do risco de acidentes na instalações da Eletrobras. Os deputados receberam alertas de servidores da ex-estatal sobre acúmulo de tarefas e redução de servidores. Nos últimos quatro anos, no processo preparatório para a privatização, a Eletrobras teve uma redução de 40% no quadro de pessoal, segundo dados dos eletricitários.

Maus-tratos

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou projeto que obriga condomínios a comunicarem às autoridades maus-tratos de animais ocorridos nas residências ou em áreas comuns. Do deputado Fred Costa (Patriota-MG), o texto recebeu relatório favorável do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Condomínios não costumam registrar ocorrências para evitar discórdias. O PL 4.438/2020 será examinado pela CCJ.

Só no talkie

O Ministério das Comunicações publicou ato (Nº 5.858) que autoriza a Embaixada do Reino Unido a realizar operação temporária de equipamentos de radiocomunicação durante a visita do ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, ao Brasil. Ele vai a Manaus hoje – onde assina acordos para o combate às mudanças climáticas – e, amanhã, estará em Brasília. A turma do serviço secreto já baixou aqui.

ESPLANADEIRA

#Semana da Comunicação UVA 2023 acontece de 29 a 31 de maio, na Plataforma Live Planet. #L’Oréal, UNESCO e ABC abrem inscrições para 18ª edição do programa Para Mulheres na Ciência. # RIOSUL reforma pista de skate localizada na avenida Lauro Sodré (RJ). # Parque Bondinho Pão de Açúcar (RJ) oferece desconto em bilhetes, até fim de maio, para mães. # Dia das Mães: ticket médio no e-commerce aumenta 25%, de acordo com Linx. # Renato Porto assume presidência da Interfarma.

Colaboraram Equipes DF, SP, RJ e BA.

Compartilhe  

últimas notícias