Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Resenha com o Kascão: "Decepção sem fim?"

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Renato Nalesso Publicado em 03/10/2022, às 07h46


A expectativa era enorme por parte dos torcedores São Paulo para a decisão da Copa Sul-Americana. O Tricolor era favoritaço para o duelo contra o Independiente Del Valle. Com um time bem mais jovem e de qualidade técnica inferior, os equatorianos em tese não seriam páreos para a experiente e calejada equipe do técnico Rogério Ceni. Só que no futebol a teoria não joga, os gringos dominaram o jogo e ficaram com o título. Uma decepção que contagiou os bares recheados de torcedores na capital paulista. A pergunta que fica é: cadê aquele clube vitorioso que dominou o esporte entre os anos 1980 e 90? O que aconteceu de tão diferente no Morumbi para uma queda de rendimento tão vertiginosa?

Vejo duas coisas muito claras: primeiro, óbvio, a má gestão que perpetuou desde então em um dos clubes mais vitoriosos do País. Pensem comigo, foi o ex-presidente Marcelo Portugal Gouvêa deixar o cargo naquela campanha incrível de tríplice coroa de 2005 para as coisas começarem a degringolar. O mais otimista vai dizer: e o tricampeonato do Brasileirão nos anos seguintes? Pra mim foi ainda uma consequência daquele projeto. Depois disso a vaca foi para o brejo, as dívidas só aumentaram e os títulos cessaram.

Outro ponto importante a ser abordado é o fato das novas arenas serem construídas. Ou seja, antes o São Paulo ganhava muito dinheiro com o aluguel do estádio do Morumbi. Depois dos conflitos e a criação das novas arenas de rivais como Palmeiras e Corinthians, a 'fonte extra' de dinheiro secou e com isso surgiram mais dificuldades financeiras. Hoje o São Paulo Futebol Clube é a imagem de um clube sem inspiração e sem confiança. O torcedor não acredita mais no sucesso do time. A tristeza e decepção tomaram conta do Morumbi. E a derrota para o Del Valle fez a maioria dos são-paulinos refletir e pensar: 'Eu já sabia!'.   

jogador
Imagem: Reprodução

Reviravolta de um artilheiro

Eu fui muito crítico com o Yuri Alberto quando ele chegou no Corinthians. Afinal de contas a contratação de um jogador - por empréstimo de uma mísera temporada - por altíssimos R$ 30 milhões é algo bem fora da normalidade. Concordam? E no começo esse rapaz sofreu demais com a adaptação. Ficou quase 10 jogos sem fazer gols mas teve a cabeça no lugar para seguir lutando e acreditando em uma reviravolta. E não deu outra: após o jogo decisivo contra o Atlético/GO pelas quartas da Copa do Brasil, onde ele fez um hat-trick, o cara começou a jogar muito bem e calou minha boca. Hoje é inegável que trata-se de um dos principais atacantes do Brasil e a Fiel confia nele.  

Compartilhe  

últimas notícias