O projeto, apresentado nesta quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, é considerado o maior da história

Jair Viana Publicado em 03/04/2025, às 15h47
O governo de São Paulo anunciou o programa “São Paulo pra Toda Obra”, destinado a modernizar o sistema rodoviário do estado com investimentos de R$ 30 bilhões. O projeto, apresentado nesta quinta-feira (3) no Palácio dos Bandeirantes, é considerado o maior da história na área, abrangendo melhorias em rodovias públicas e concedidas. A iniciativa prevê mais de 1,5 mil obras, focadas em infraestrutura, segurança viária, geração de empregos e desenvolvimento econômico.
As intervenções incluem ações do DER(Departamento de Estradas de Rodagem) e das concessionárias supervisionadas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado). O plano reúne obras já finalizadas em 2023 e 2024, além de projetos em andamento e futuros. Durante o lançamento, o governador Tarcísio de Freitas autorizou o início de 62 novas obras, com investimento total de R$ 1 bilhão.
Em seu discurso, o governador destacou que o programa vai além da infraestrutura física, impactando diretamente a vida da população. “São pessoas que ganharão tempo em deslocamentos, segurança nas viagens e condições melhores para o transporte de produtos. É uma forma de levar prosperidade a todas as regiões do estado”, afirmou. O objetivo é fortalecer setores como logística e turismo, além de reduzir custos e acidentes.
Estimativas indicam a criação de 252,6 mil empregos, sendo 86,7 mil em obras já concluídas e 168,8 mil nas etapas em execução ou planejadas. Mais de 34 milhões de pessoas em 540 municípios serão beneficiadas. O programa abrange 22,3 mil quilômetros de intervenções, incluindo pavimentação, duplicação, iluminação e recuperação de vias.
Das 1,5 mil obras previstas, 544 já foram entregues, 208 estão em andamento e 829 aguardam início. O DER gerencia 617 projetos, com R$ 14,5 bilhões investidos, enquanto a Artesp supervisiona 964 ações nas rodovias concedidas, totalizando R$ 15,4 bilhões. As regiões com maior aporte são Grande São Paulo (R$ 4,3 bi), Central (R$ 3,19 bi), São José dos Campos (R$ 3,14 bi), Campinas (R$ 2,99 bi) e São José do Rio Preto (R$ 2,94 bi).
Entre as novas ordens de serviço autorizadas, 61 são convênios para melhorias em estradas vicinais, beneficiando 70 cidades, e uma destinada à recuperação da SP-322, em Bebedouro, com investimento de R$ 67,1 milhões. As intervenções municipais incluem pavimentação e recuperação funcional em mais de 574 quilômetros de vias.

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Caso Palmeiras: Laudo do IML não aponta lesões corporais, mas Polícia Civil mantém investigação de suposto abuso infantil

Silvia Abravanel anuncia pré-candidatura e disputa vaga na Câmara pelo PSD

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa

TSE manda apagar posts de integrantes do PT que relacionavam Flávio Bolsonaro ao Comando Vermelho

Ou você faz política ou você faz guerra

"Muito volátil", diz Trump; eleição no Brasil seria seu próximo grande desafio