Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Viva Leite continua em risco, Bom Prato fechado e a CPI que não deve acontecer

Bom Prato Móvel. - Imagem: Divulgação / Vagner Santos / Prefeitura de Cotia
Bom Prato Móvel. - Imagem: Divulgação / Vagner Santos / Prefeitura de Cotia
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 26/01/2024, às 07h45


Viva Leite (de novo)

O secretário estadual da Casa Civil Arthur Lima negou à coluna no início de dezembro que tivesse intenção de suspender ou extinguir o programa Viva Leite, que beneficia mais de 300 mil famílias carentes no Estado. Mas...

Só falta assinar

No sistema eletrônico (SEI) do Governo do Estado foram incluídos dois documentos. O primeiro é o estudo da assessoria técnica recomendando a suspensão do programa, como a coluna adiantou em novembro. O segundo é um ofício do próprio secretário Arthur Lima recomendando ao secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Junior, “que o Programa Viva Leite, assinaturas de contrato ou renovação não sejam realizados até segunda ordem (sic)”. Gilberto Nascimento está de férias e o ofício, com data de 26 de dezembro, ainda não foi assinado. O número do processo é 012.00000650/2023-66.

Bom prato vazio

Por determinação do vice-governador Felício Ramuth, que coordena as ações do Governo do Estado no centro da cidade, a secretaria de Desenvolvimento Social foi avisada de que o Bom Prato Móvel que fica na Praça da República será fechado, deixando de oferecer 1.200 refeições diárias para a população da região.

Climão e panos quentes

Na quarta houve reunião tensa sobre o assunto no gabinete do secretário Arthur Lima, que foi voto vencido. O Bom Prato da Praça da República serve hoje suas últimas refeições.

Fome de quê?

A decisão de Ramuth teria influência de Edsom Ortega Marques, secretário municipal de Projetos Especiais, que foi designado pelo prefeito para cuidar da Cracolândia e é historicamente contrário à distribuição de comida para quem precisa. Em 2012, que também foi ano de eleição, Ortega era secretário de Segurança Urbana de Gilberto Kassab e tentou proibir a distribuição de sopas e marmitas no centro da cidade.

Sem sermão

Na homilia da missa de ontem na Catedral da Sé, com a presença de governador, prefeito, primeiras-damas e demais autoridades civis e militares, nenhuma menção de D. Odilo Scherer às denúncias reembaladas em novos laudos contra o Padre Júlio Lancellotti. A Igreja considera o assunto “ultrapassado”.

Fake requentada

Os laudos contra o Padre Júlio Lancellotti, encomendados pelo vereador Rubinho Nunes a um perito bolsonarista, foram entregues à Cúria Metropolitana na segunda-feira. Ao analisar o material, a Arquidiocese soltou uma nota afirmando tratar-se da mesma denúncia de 2020, que foi arquivada, pela ordem, por Ministério Público, Justiça e Arquidiocese de São Paulo.

Ulteriores

No texto da nota, a seguinte frase: “Distante de interesses ideológicos e políticos, com serenidade e objetividade, a Cúria Metropolitana de São Paulo permanece atenta a ulteriores elementos de verdade sobre os fatos denunciados”.

Ou seja...

Se, por um acaso, houver novas denúncias, com fatos que remetam à crimes e laudos confiáveis, haverá investigação da Igreja. Ninguém mais considera viável a instalação da CPI para investigar as ONGs que atuam na Cracolândia, ou o Padre Júlio.

Novidades no Sebrae-SP

Desde que o superintendente do Sebrae-SP Nelson Hervey Costa assumiu o cargo, a Unidade de Marketing e Comunicação tem recebido mais atenção e ferramentas para trabalhar. Comandada por Guilherme Kessel, a equipe tem entregado bons resultados, como a excelente divulgação da Feira do Empreendedor. Agora chegou a vez de agitar o canal da entidade no YouTube, com o lançamento de novos programas: Sebrae-SP Notícias, Recalculando Rotas e Tendências, sob a batuta do coordenador Alexssander Soares. O apoio ao empreendedorismo em São Paulo está em boas mãos.

Contato: [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias