Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Lei de Zoneamento, privatização da SABESP, Salva de Prata e guerra da coca

Tarcísio de Freitas. - Imagem: Reprodução | YouTube
Tarcísio de Freitas. - Imagem: Reprodução | YouTube
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 27/10/2023, às 05h25


Revisão da Lei de Zoneamento

Começaram as audiências públicas sobre a revisão da Lei de Zoneamento na Câmara Municipal. A proposta apresentada pela prefeitura prevê adequações da legislação para que a nova lei garanta que medidas como a permissão de construção de prédios sem limite de altura em regiões com boa oferta de transporte público (corredores de ônibus e metrô), adotadas na revisão do Plano Diretor, não prejudiquem o ambiente urbano. As leis se complementam.

Travas

A prefeitura pretende adotar algumas “travas” para impedir o adensamento populacional em regiões específicas, como locais de patrimônio histórico declarado ou próximos a nascentes. Urbanistas consideraram a revisão do Plano Diretor feita pelos vereadores “muito permissiva” e a proposta de revisão da Lei de Zoneamento apresentada pela prefeitura busca estabelecer limites. É ver para crer.

Privatização da SABESP

Como a coluna adiantou há duas semanas, está instalada na Câmara Municipal a comissão que vai analisar se a privatização da Sabesp será boa ou ruim para a cidade. Sidney Cruz é o presidente, Rubinho Nunes, relator. “Vamos dar subsídios para os vereadores decidirem o que é melhor para São Paulo”, afirmou Cruz. “Temos que lembrar que a Sabesp tem um passivo de abastecimento e de danos à cidade”, completou Rubinho. Lembrando que, sozinha, São Paulo é responsável por metade do faturamento da empresa.

Michele Bolsonaro x Paulo Freire

Honraria mais alta da Câmara Municipal, a Salva de Prata tem gerado discussões acaloradas entre os vereadores. A base da oposição, de esquerda, obstruiu a tentativa de conceder a homenagem a Michele Bolsonaro. Levaram o troco. Vereadores da direita não aceitaram votar a possibilidade de homenagear Paulo Freire, através do instituto de educação e direitos humanos que leva o nome do educador.

Ela merece

Sandra Tadeu roubou a cena. Defendeu que as duas propostas fossem levadas à plenário sem a costura de acordos prévios, sob risco de não serem aprovadas. No final da fala, começou a rir sozinha antes de dizer que a ex-primeira dama merece ser homenageada, mas não pelos serviços prestados à cidade. “Ela merece. Tem que ser muito forte para aguentar o marido que que tem em casa”. A gargalhada foi geral. Rodrigo Goulart, em tom de brincadeira, sugeriu então que o marido da vereadora, o ex-deputado Jorge Tadeu, também merece a Salva de Prata.

SP x RJ, a guerra da Coca

Secretaria da Fazenda e Delegacia de Crimes Fazendários de São Paulo estão atentos à guerra comercial entre os maiores engarrafadores de Coca Cola do país. O lado carioca, com ICMS menor e preço mais baixo, vem atacando o mercado paulista. Comerciantes paulistas que compram o refrigerante carioca pagam menos, mas podem ser enquadrados por sonegação fiscal. As multas são pesadas.

Mercado bilionário

Só no Brasil o mercado de parques temáticos movimenta mais de R$ 7 bilhões por ano. Pioneiro em parques aquáticos, o Wet´n Wild completa 25 anos com show do cantor Leonardo, neste sábado. CEO do parque e presidente do conselho gestor do distrito turístico Serra Azul, entre São Paulo e Campinas, Alain Baldacci tem motivos para comemorar. Os investimentos na região devem gerar 7 mil novos empregos até 2026.

Contato via X (ex Twitter) @FabioBehrend

Compartilhe  

últimas notícias