O Palmeiras aproveita o início do Campeonato Paulista também para realizar um trabalho individualizado de pré-temporada com alguns jogadores, como Gabriel Veron, Wesley e Zé Rafael. Assim como Veron, que sofreu com lesões no fim da temporada passada, o meio-campista segue em cronograma individualizado para iniciar 2021 com 100% das condições físicas.
Zé Rafael fez testes de Covid-19 na última sexta-feira, e no sábado passou a seguir uma programação individualizada com o Núcleo de Saúde e Performance.
Os treinos são individuais e se direcionam para o fortalecimento do tornozelo direito lesionado em 2020, além de reforçar o condicionamento físico. Ainda não há um prazo para o meia trabalhar ao lado dos colegas de elenco.
A preparação de Zé Rafael tem como foco essa recuperação física, já que o camisa 8 atuou praticamente os últimos meses “no sacrifício” e ficou à disposição para a importante reta final de temporada do clube.
Nem com todo sacrifício, o jogador conseguiu atender a todo o calendário corrido do Palmeiras no fim de 2020. O meio-campista chegou a perder o duelo de volta da semifinal da Copa do Brasil depois de ter ficado com uma infecção no pé esquerdo.
Em novembro, Zé Rafael sofreu com uma lesão no tornozelo direito, mas dividia o tratamento com a preparação do dia a dia para os jogos. O meio-campista é um dos que mais agradam à comissão técnica de Abel Ferreira, que chegou a admitir uma sobrecarga sobre o atleta depois da vitória sobre o Libertad, pelas quartas da Libertadores.
— O Zé teve um entorse. Nós temos muitas dificuldades em construir o meio-campo, e todos têm dado resposta. Eu precisava dele e meti, e meti, e meti (escalou). Se ele caiu um pouquinho nesses últimos jogos foi por minha culpa — declarou.
Zé Rafael viveu um fim de ano complicado. Depois do trauma em novembro no pé direito, uma infecção no pé esquerdo tirou o jogador dos jogos contra Red Bull Bragantino e América-MG, pela semifinal da Copa do Brasil, e quase comprometeu a participação na reta final da Libertadores.
O camisa 8 entrou no decorrer da partida contra o River Plate, na Argentina, e recuperou a posição até a decisão da Libertadores contra o Santos, no Maracanã. No Mundial, começou a partida contra o Tigres-MEX, pela semifinal, e seguiu entre os titulares até o fim da temporada.
O meio-campista iniciou as duas partidas contra o Grêmio, pela decisão da Copa do Brasil, e embalaria a recuperação com o início da temporada de 2021. No entanto, após reavaliação, ele entrou de recesso junto com o grupo 1, que ficou fora de ação entre os dias 8 e 19 de março. Agora, usa o período de retorno às atividades para “respirar” e, enfim, ficar 100%.