Faltando pouco mais de cem dias para as Olimpíadas de Tóquio, o fim de semana foi recheado de competições espalhadas pelo mundo nas mais variadas modalidades. O Brasil engordou um pouco mais a delegação já classificada para as Olimpíadas, com as vagas conquistadas por Guilherme Toldo, na esgrima, após chegar às quartas de final do Grand Prix do Catar, e Ane Marcelle, campeã do Pré-Olímpico continental de tiro com arco, no México.

Ane Marcelle em sua segunda Olimpíada

Ane Marcelle — Foto: Reuters

Nona colocada nas Olimpíadas do Rio, Ane Marcelle conquistou, no sábado, a medalha de ouro no Pré-Olímpico das Américas de tiro com arco, realizado no México. Assim, atualmente, o tiro com arco tem dois atletas classificados, já que Marcus D´Almeida já tinha conquistado a vaga em 2019, quando foi prata nos Jogos Pan-Americanos.

Ótima campanha de Guilherme Toldo

Guilherme Toldo em ação no Grand Prix de Doha — Foto: Augusto Bizzi / Fie

Guilherme Toldo em ação no Grand Prix de Doha — Foto: Augusto Bizzi / Fie

O esgrimista brasileiro Guilherme Toldo garantiu a vaga olímpica na categoria florete após fazer uma boa campanha no Grand Prix de Doha, no Catar. Ele foi até as quartas de final do evento, eliminando, inclusive o atual vice-campeão mundial, o britânico Marcus Mepstead. O resultado o fez subir para 17º no ranking mundial. Agora, o Brasil tem dois atletas classificados na modalidade, já que Nathalie Moellhausen será a representante do país na espada.

Quatro pódios no judô

Maria Portela campeã Grand Slam de Tbilisi judô — Foto: IJF/Marina Mayorova

Maria Portela campeã Grand Slam de Tbilisi judô — Foto: IJF/Marina Mayorova

A seleção brasileira fechou o Grand Slam da Geórgia de judô, no último fim de semana, com quatro medalhas: um ouro, conquistado por Maria Portela na categoria até 70kg, uma prata, com Rafael Silva, no peso pesado, e dois bronzes, ambos na categoria pesada feminina: Maria Suelen e Beatriz Souza.

Com o resultado, Maria Portela subiu para a sexta colocação no ranking de classificação para as Olimpíadas, mesma posição alcançada por Rafael Silva. Entre as atletas do peso pesado, a briga segue pela vaga olímpica, já que apenas uma delas poderá ir à Tóquio: Maria Suelen está em quarto, e Bia em sétimo.

Campeãs de novo

Kahena Kunze e Martine Grael  — Foto: Jonne Roriz / COB

Kahena Kunze e Martine Grael — Foto: Jonne Roriz / COB

Já garantidas nas Olimpíadas de Tóquio, a dupla brasileira da vela na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze manteve a rotina de títulos. Atuais campeãs olímpicas, elas venceram na última semana a importante regata de Lanzarote, na Espanha, competição que reuniu as melhores duplas do mundo.

Chuva de pódios

Seleção feminina de polo aquático com o ouro no Sul-Americano — Foto: Satiro Sodré/SSPress

Seleção feminina de polo aquático com o ouro no Sul-Americano — Foto: Satiro Sodré/SSPress

Terminou no domingo, o Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, disputado na Argentina. Apesar do torneio não ter limite de idade, o Brasil levou uma equipe júnior na natação e um time mesclado com jovens e experientes atletas no polo aquático. Ainda assim, foram, no total, 62 medalhas conquistadas (18 de ouro, 24 de prata e 20 de bronze), e a segunda posição no quadro geral, atrás da Colômbia, que levou seu time principal em todas as modalidades.

Pré-Olímpico de canoagem cancelado

Canoagem Slalom Parque Radical de Deodoro seleção brasileira — Foto: Gabriel Fricke

Canoagem Slalom Parque Radical de Deodoro seleção brasileira — Foto: Gabriel Fricke

O Pré-Olímpico de canoagem slalom, que seria disputado no Rio de Janeiro em abril, foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus. A competição, que distribuiria vagas para Tóquio, não vai acontecer, e as entidades ainda não decidiram como essas vagas serão realocadas. A seleção brasileira já tinha vagas no K1 (masculino e feminino) e C1 (Feminino), mas poderia brigar pela vaga no C1 (masculino).

Seleções definidas no futebol masculino

Honduras garantiu a sua vaga nos Jogos Olímpicos ao bater os EUA por 2 a 1 — Foto: Getty

Honduras garantiu a sua vaga nos Jogos Olímpicos ao bater os EUA por 2 a 1 — Foto: Getty

Com as classificações de Honduras e México no Pré-Olímpico das Américas Central e do Norte, foram fechadas as 16 equipes que estarão nas Olimpíadas no futebol masculino. Nos jogos decisivos, os hondurenhos derrotaram os americanos por 2 a 1, enquanto os mexicanos passaram pelos canadenses. Além de Honduras e México, as outras seleções já garantidas na competição são: Japão, Brasil, Argentina, França, Alemanha, Romênia, Espanha, Egito, Costa do Marfim, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, Arábia Saudita e Coreia do Sul.

Alison e Álvaro campeões

Classificados para as Olimpíadas de Tóquio, a dupla formada por Alison e Álvaro conquistou a medalha de ouro na oitava etapa do Circuito Nacional de vôlei de praia, disputada em Saquarema, nos Estados Unidos. Eles venceram na final André e George por 2 a 0, parciais de 21/17 e 21/14. O campeão olímpico Alison foi eleito o melhor da partida.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.