Diário de São Paulo
Siga-nos

UFC 263: Deiveson admite que empate está engasgado e promete nocautear Moreno

O empate majoritário contra Brandon Moreno no UFC 256, em dezembro do ano passado, ficou entalado na gargante de Deiveson Figueiredo, mesmo que tenha mantido

UFC
UFC

Redação Publicado em 10/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h12


Dono do cinturão dos moscas do Ultimate, brasileiro reencontra o mexicano neste sábado, no UFC 263, em Phoenix (EUA) e provoca: “Esse cara vai correr de medo dentro do octógono”

O empate majoritário contra Brandon Moreno no UFC 256, em dezembro do ano passado, ficou entalado na gargante de Deiveson Figueiredo, mesmo que tenha mantido o cinturão do peso-mosca em seu domínio. O paraense – que passou mal na véspera do evento – protagonizou a premiada “Luta da Noite” contra o mexicano, porém, ainda não digeriu o placar de igualdade.

– Ficou muito engasgado e agora quero tirar essa dúvida que me perturba. Vai terminar em nocaute no primeiro round. Esse cara vai entrar ali na minha frente e eu vou nocauteá-lo – declarou ao Combate.

Acostumado a vencer – superou 20 adversários na carreira e perdeu só um combate -, Deiveson promete a agressividade costumeira dentro do octógono e, desta vez, diante do público, que poderá assistir ao UFC da arena.

– O Brasil pode esperar aquele Deiveson Figueiredo instinto animal, instinto selvagem dentro do octógono. Vocês podem ter certeza que eu vou entrar para nocautear o Brandon Moreno, e esse cara vai correr. Não importa se vai ser cinco rounds, esse cara vai correr de medo dentro do octógono e podem ter certeza de que o calor vai se iniciar dentro do octógono desde o primeiro round.

Confira a entrevista completa:

Como foi a chegada em Phoenix?

– A viagem foi muito boa mesmo, graças a Deus. Agora viajando de executiva, né (risos)? Campeão… a tirada de peso está perfeita, graças a Deus. Estou me sentindo muito forte. Lembro que das outras vezes para dar entrevista era bem difícil. Estou me sentindo bem forte, pronto para dar um show mais uma vez sábado.

Deiveson Figueiredo atuou mesmo debilitado — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Deiveson Figueiredo atuou mesmo debilitado — Foto: Jeff Bottari/Getty Images

Do que lembra da luta anterior contra o Brandon Moreno?

– Eu costumo dizer que a primeira luta contra ele foi uma loucura do bem , né? Uma loucura de lutar em 21 dias. Ainda mais eu que sou um cara muito grande para a categoria. Lutei mesmo doente e venci esse cara. Infelizmente, perdi um ponto na luta, aí deram empate. Hoje eu tô aqui para tirar essa dúvida que ficou. Muitos acharam que ele ganhou, assim como muitos acharam que eu ganhei. Vamos ao desempate.

Como foram os treinamentos para a luta de sábado?

– Eu treinei muito para esse cara. Ao longo desses três meses e meio a gente vem estudando muito ele. E enxergamos muitas brechas. Estou me preparando para fazer a escalada nessas brechas e ter a vitória com sucesso.

O Brandon Moreno declarou que sua mão não é pesada e que se considera mais forte que você. O que achou dessas declarações?

– Ele acha que é mais técnico, mas analisando a minha luta contra ele, em todos os momentos que a gente entrou na trocação, eu vi que eu ganhei. Coloquei mais golpes nele, então por aí eu vejo que ele não é esse cara técnico que ele acha que é, entendeu? Estou mais treinando, ele pode ter certeza de que eu vou explorar isso nele.

Já se acostumou com o posto de campeão ou ainda tem alguma coisa que te surpreende quando vai defender o título?

– É uma responsabilidade muito grande. O mais difícil é bater o peso, né? Por mais que seja fácil, é estressante e chato. Mas, com paciência a gente chega lá, bate o peso e vamos a mais uma vitória em nome de Jesus.

Há algo no jogo do Brandon Morena que inspira mais cuidado da sua parte?

– O boxe dele… é um garoto bem afiadinho no boxe. Treino muito boxe, então estou preparado. Eu confio nos meus treinadores, confio nos meus sparrings, estou preparando para lutar com ele, conheço muito bem o jogo dele.

Qual o legado que quer deixar no esporte?

– É um legado que, nossa, eu estou construindo. Eu espero me aposentar invicto nessa categoria e poder agenciar atletas, entrar nesse ramo da luta, entendeu? É algo que eu gosto, algo que eu observo muito no meu manager, Wallid Ismail, um cara gente boa, que acompanha. E eu quero isso para a minha carreira um dia.

Ainda tem o sonho de conquistar outro cinturão um dia?

– Ah, espero que sim. No momento eu não consigo responder a essa pergunta. Estou com muitos planos, muitos planos na minha vida. Eu quero bater esse peso, lutar sábado e voltar pra casa para decidir o que eu vou fazer logo em seguida.

Tem muita gente te desafiando, né?

Tem muita gente… o Askarov é um cara que está de olho em mim aí… Já chegou na minha rede social para dar aquela alfinetadazinha. Mas enfim, a gente vai levando na esportiva e a gente deixa para resolver dentro do octógono, quando o Dana White casar as lutas.

Como vê o momento do Brasil, que soma quatro cinturões do UFC?

– Perfeito. Charles do Bronx é um cara do bem. Fiquei muito feliz que ele pegou o cinturão. Ainda mais com a Amanda Nunes completando. A Amanda é um talento demais, não é à toa que ela domina duas categorias. E sou fã dos dois… fico muito feliz de fazer parte desse time de campeões, donos de cinturões no Brasil. É um momento glorioso, só quero aproveitar ao máximo, poder passar o que esses caras passaram, e a gente passa… A gente sofre na dieta, tem glórias em seguida, e a vida de lutador é assim. A nossa vida passa tão curta no esporte, mas a gente constrói, deixa um legado maravilhoso e dá oportunidade para os novos talentos que estão chegando.

Serviço do UFC 263

Combate transmite o UFC 263 ao vivo e na íntegra com exclusividade neste sábado, a partir de 18h40 (horário de Brasília) com o Aquecimento Combate. O SporTV 3 e o Combate.com exibem as duas primeiras lutas ao vivo, e o site acompanha o evento em Tempo Real.

UFC 263


12 de junho de 2021, em Glendale (EUA)

CARD DO EVENTO (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Israel Adesanya x Marvin Vettori
Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno
Peso-meio-médio: Leon Edwards x Nate Diaz
Peso-meio-médio: Demian Maia x Belal Muhammad
Peso-meio-pesado: Paul Craig x Jamahal Hill
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-leve: Drew Dober x Brad Riddell
Peso-meio-pesado: Eryk Anders x Darren Stewart
Peso-mosca: Lauren Murphy x Joanne Calderwood
Peso-pena: Movsar Evloev x Hakeem Dawodu
Peso-galo: Pannie Kianzad x Alexis Davis
Peso-leve: Matt Frevola x Terrance McKinney
Peso-pena: Chase Hooper x Steven Peterson
Peso-leve: Fares Ziam x Luigi Vendramini
Peso-pesado: Carlos Boi x Jake Collier

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe