Diário de São Paulo
Siga-nos

Treinador de patinação é condenado à prisão por 10 anos por assédio sexual de atleta

Ex-treinador de patinação em velocidade no gelo, o sul-coreano Cho Jae-beom foi condenado nesta quinta-feira a 10 anos e seis meses de prisão por abusos

Treinador de patinação
Treinador de patinação

Redação Publicado em 21/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h11


Sul-coreano Cho Jae-beom admitiu ser culpado por agressões físicas e verbais contra Shim Suk-hee, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang, em 2018

Ex-treinador de patinação em velocidade no gelo, o sul-coreano Cho Jae-beom foi condenado nesta quinta-feira a 10 anos e seis meses de prisão por abusos contra Shim Suk-hee, de 23 anos, dona de duas medalhas olímpicas na modalidade nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang, em 2018. Além do tempo na cadeia, Jae-beom ainda precisará cumprir 200 horas de tratamento para agressores sexuais.

– Eu espero que a decisão da corte possa ajudar de alguma forma as vítimas dentro da nossa sociedade a se fazerem ouvidas. Eu sinceramente espero que casos similares nunca mais aconteçam no futuro – escreveu Shim Suk-hee após a condenação do ex-treinador nesta quinta-feira.

Em 2019, Shim Suk-hee denunciou o ex-treinador por estuprá-la repetidamente desde os 17 anos. Na ocasião, o treinador já havia sido demitido da seleção sul-coreana cerca de um ano antes, ainda na preparação para as Olimpíadas de Inverno de 2018. À época, outras cinco atletas de patinação sul-coreanas que não tiveram seus nomes revelados relataram ter sido abusadas por seus treinadores.

Shim Suk-hee patinadora da Coreia do Sul — Foto: Getty Images

Shim Suk-hee patinadora da Coreia do Sul — Foto: Getty Images

Os promotores do caso afirmaram que Shim Suk-hee foi importunada sexualmente em 30 ocasiões, durante o período de 2014 a 2017. Cho Jae-beom admitiu culpa por agressões físicas e verbais, mas negou que tivesse estuprado a jovem. No entanto, o júri considerou que as provas trazidas por testemunhas do caso confirmavam a versão da patinadora, além de mensagens de texto que comprovavam uma relação inapropriada do treinador.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias