Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo volta ao Piauí após 19 anos: hat-trick de França e Kaká na Seleção marcaram goleada em 2002

Prestes a enfrentar o 4 de Julho pela terceira fase da Copa do Brasil, o São Paulo voltou ao Piauí depois de longos 19 anos. Da última vez em que esteve no

SÃO PAULO
SÃO PAULO

Redação Publicado em 01/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h29


Relembre: no Albertão, Tricolor do Morumbi passou fácil pelo Flamengo-PI diante de 22 mil torcedores no estádio. Em 2021, devido à Covid-19, arquibancadas estarão vazias no começo da trajetória do clube na Copa do Brasil

Prestes a enfrentar o 4 de Julho pela terceira fase da Copa do Brasil, o São Paulo voltou ao Piauí depois de longos 19 anos. Da última vez em que esteve no estado, o Tricolor guarda ótimas lembranças. Em 2002, a equipe paulista fez 5 a 0 no Flamengo-PI também em uma edição de Copa do Brasil, com três gols do atacante França, um de Kaká e outro de Reinaldo.

O São Paulo jogou no Piauí há quase duas décadas no estádio Albertão, mesmo local da partida desta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), diante do 4 de Julho na edição 2021 da Copa do Brasil. O SporTV e o Premiere transmitem ao vivo, e o ge acompanha em tempo real com vídeos exclusivos.

Naquela época, o Flamengo-PI recebeu o São Paulo pela segunda fase da Copa do Brasil. O regulamento dava ao time visitante a vantagem de evitar o jogo da volta em caso de vitória por dois gols de diferença. Com sobras, o Tricolor passou.

Kaká marca de cabeça gol do São Paulo no Albertão, em 2002  — Foto: Cedoc/Rede Globo

Kaká marca de cabeça gol do São Paulo no Albertão, em 2002 — Foto: Cedoc/Rede Globo

Além de França, o São Paulo de 2002 no Piauí tinha um outro jogador que despertava olhares e a atenção da imprensa. Kaká, que também marcou o dele no Albertão, havia acabado de ser convocado para a seleção brasileira naquele 27 de fevereiro. Três meses depois, o meio-campo estava na lista final do técnico Luiz Felipe Scolari para o Brasil na Copa do Mundo, ano do penta.

Em 2002, depois de eliminar com facilidade o Flamengo-PI, o São Paulo caminhou na Copa do Brasil até as semifinais, quando caiu para o Corinthians. Novamente no Piauí, o time paulista faz sua estreia na edição 2021 do campeonato. Por jogar a Libertadores, o Tricolor entrou logo na terceira fase.

São Paulo em 2002 no Piauí  — Foto: Arquivo pessoa/João Henrique Bezerra

São Paulo em 2002 no Piauí — Foto: Arquivo pessoa/João Henrique Bezerra

Recepção com festa em 2021, mas sem torcida no Albertão

O jornalista e historiador Severino Filho, o Buim, tem registrado que a goleada do São Paulo sobre o Flamengo-PI, em 2002, levou um público pagante de 22.400 torcedores no Albertão. A renda atingiu os R$ 144.524,00. Devido à pandemia de Covid-19, não será possível público no estádio em 2021.

As arquibancadas vazias em 2021 serão diferentes da festa feita há 19 anos. Um esquema especial foi montado para os jogadores do São Paulo não terem acesso à torcida, que ficará distante a 50 metros da porta do Albertão.

Torcida do São Paulo faz aglomeração para receber time em Teresina para Copa do Brasil

Torcida do São Paulo faz aglomeração para receber time em Teresina para Copa do Brasil

Mesmo diante da alta de casos de Covid-19 (no Piauí, são 273.756 casos confirmados e quase 6 mil mortos) e com as orientações para evitar aglomerações, torcedores do São Paulo foram até o aeroporto de Teresina recepcionar o time.

A festa, porém, não respeitou o distanciamento ou o uso de máscara, que é obrigatório.

São Paulo chega a Teresina para Copa do Brasil, e torcida aglomera ao recepcionar time

São Paulo chega a Teresina para Copa do Brasil, e torcida aglomera ao recepcionar time

Sem poder entrar no estádio para assistir ao jogo, a torcida do São Paulo contra o 4 de Julho também fez festa na entrada do hotel onde o time está hospedado.

Em 2002, o time de Nelsinho Baptista com Rogério Ceni; Gabriel (Belletti), Emerson, Wilson e Gutavo Nery; Maldonado, Fábio Simplício, Souza e Kaká (Adriano); Reinaldo e França (Sandro Hiroshi) jogou no Piauí.

E agora, em 2021, o que esperar da equipe de Hernán Crespo?

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe