Diário de São Paulo
Siga-nos

Santos domina Independiente, vence e abre vantagem na Sul-Americana

O Santos jogou e criou chances para praticamente definir o confronto contra o Independiente, mas se livrou de um sufoco no fim e venceu o rival argentino por

santos
santos

Redação Publicado em 15/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 21h52


Peixe joga bem, cria (e perde) muitas chances, tem insistência premiada com gol de Kaio Jorge no segundo tempo e se salva de sustos no fim; empate na Argentina garante equipe nas quartas de final

Vantagem mínima

Santos jogou e criou chances para praticamente definir o confronto contra o Independiente, mas se livrou de um sufoco no fim e venceu o rival argentino por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Depois de dominar boa parte do jogo, o Peixe chegou ao gol com Kaio Jorge, no segundo tempo, e poderia ter feito mais, parando na falta de pontaria e no goleiro Sosa. No fim, o Independiente pressionou, chegou a ter um gol anulado por impedimento e exigiu grandes defesas de João Paulo, que garantiu a vitória ao defender cobrança de falta de Silvio Romero nos acréscimos. Na semana que vem, o Santos vai à Argentina precisando de um empate para avançar às quartas.

Como fica?

Santos e Independiente voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira, às 19h15 (de Brasília), em Avellaneda. Qualquer empate dá a vaga ao Peixe, que também pode perder por um gol de diferença desde que não fique zerado fora de casa – o gol como visitante é critério de desempate. Vitória argentina por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

O nome do gol

Kaio Jorge voltou nesta quinta-feira depois de se recuperar de um desgaste físico que o tirou dos gramados nos últimos três jogos. Recolocado na equipe titular, o centroavante marcou o gol da vitória e mostrou que faz muita falta ao Santos.

Kaio Jorge fez o gol da vitória do Santos

Kaio Jorge fez o gol da vitória do Santos (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

Primeiro tempo

O Santos fez um bom primeiro tempo, com maior posse de bola, finalizando oito vezes e levando perigo ao gol de Sosa. Apesar do domínio, faltaram jogadas mais agudas principalmente pelos lados, com Marinho e Marcos Guilherme. De volta ao time depois de três jogos fora, Kaio Jorge deu nova dinâmica ao ataque e ajudou a confundir a marcação do Independiente – ele também teve uma chance, em giro em cima da zaga e chute para defesa do goleiro. Marcos Guilherme também teve sua oportunidade em velocidade, exigindo outra boa defesa de Sosa. O Independiente apostou em contra-ataques e bolas longas para o artilheiro Silvio Romero. Na melhor chance, ele cruzou rasteiro, mas Camacho conseguiu afastar o perigo.

Kaiky - Santos x Independiente

Kaiky – Santos x Independiente (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

Segundo tempo

O domínio do Santos aumentou, amassando o Independiente e criando chances seguidas de gol. Teve chute perigoso de Gabriel Pirani, cabeçada firme de Kaiky que fez Sosa operar um quase milagre, outro chute de Pirani e até uma bicicleta de Marinho que passou raspando a trave. Até que, no lance seguinte, uma jogada trabalhada passou por Sánchez, Marinho e chute de Marcos Guilherme rebatido por Sosa: Kaio Jorge aproveitou o rebote para abrir o placar. Depois disso, porém, o Peixe deu espaços ao Independiente, com a linha de defesa muito alta, e quase foi castigado após um erro de Pará na saída de bola que terminou em gol de Silvio Romero (o lance foi anulado por impedimento). O mesmo Romero comandou a pressão do Independiente e cobrou falta nos acréscimos que João Paulo espalmou – e garantiu a vitória santista.

Kaio Jorge comemora gol da vitória do Santos

Kaio Jorge comemora gol da vitória do Santos (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

Marinho em Santos x Independiente

Marinho em Santos x Independiente (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

Próximos jogos

Antes da viagem à Argentina, o Santos tem compromisso contra o Red Bull Bragantino no domingo, às 20h30 (de Brasília), em Bragança Paulista, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe