Diário de São Paulo
Siga-nos

Rayssa, Funa e Momiji elevam o nível das manobras do Mundial de Skate Street

As etapas de Salt Lake City e Lake Havasu mostraram que a categoria feminina no Mundial de Skate Street está um nível acima. Com grande atuações de nomes como

Rayssa, Funa e Momiji elevam o nível das manobras do Mundial de Skate Street
Rayssa, Funa e Momiji elevam o nível das manobras do Mundial de Skate Street

Redação Publicado em 11/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h38


Comentarista Karen Jonz aconselha as competidoras a expandirem as suas manobras

As etapas de Salt Lake City e Lake Havasu mostraram que a categoria feminina no Mundial de Skate Street está um nível acima. Com grande atuações de nomes como Momiji Nishiya, Funa Nakayama e Rayssa Leal, a competição vem explorando manobras ainda mais difíceis e até inéditas entre as mulheres. Agora a disputa é pela Super Coroa da SLS em Jacksonville, na Flórida.

Você vai poder acompanhar a última etapa do Mundial de Skate Street nos dias 13 e 14 de novembro nos canais sportv. As classificatórias acontecem no sábado, sendo a femininas às 12h30 (sportv2) e a masculina às 15h30 (sportv3). As finais acontecem no domingo no sportv2 às 14h (feminina) e 16h30 (masculina). O ge faz a cobertura e acompanha o evento em tempo real.

Em Salt Lake por exemplo, Rayssa Leal levou o caneco para casa após um kickflip rockslide de front, uma manobra nunca antes apresentada por uma mulher em competição, que rendeu uma nota 8.5. A Fadinha do Skate vem apostando em manobras de pontuação alta para vencer as adversárias. Rayssa teve uma média de 6,4 pontos por manobra válida na etapa de Lake Havasu, da qual foi campeã.

É CAMPEÃ!!! Rayssa Leal faz 8,5 na última manobra da prova e vence etapa de Salt Lake City do Mundial de skate street

No skate as notas correspondem as combinações de manobras apresentadas. Beaseado nisso, a campeã mundial e comentarista dos canais sportv Karen Jonz acedita que as skatistas devem explorar essa combinação de manobras para conseguir notas ainda mais altas.

– O nível está tão alto e tão estratosférico que a gente está num momento que as manobras começam a ficar mais complexas. Então a gente já está vendo no feminino manobras que entram de flip, que saem de varial, de reverse, de 360, de 270… Então eu acho que já é o momento de começar a olhar e mirar lá na frente de quais seriam esses combos de manobras.

Momiji Nishiya encaixa lindo flip, consegue 8,0 e assume a ponta

Em Lake Havasu a maior nota da final foi de Momiji Nishiya. A japonesa teve 8,0 após um kickflip boardslide de front. Já sua compatriota Funa Nakayama teve uma das maiores notas na etapa de Salt Lake, com um 7,1 de um krooked de front, manobra qyue não é muito executada entre as muheres. A competição chega no nível que precisa ser muito estudada.

Funa Nakayama consegue 7,1 na primeira manobra

– Hoje a gente pode contar também com a tecnologia e que os campeonatos femininos são transmitidos. E, como temos tudo gravado, uma boa estratégia pode ser assistir as etapas anteriores para analisar as manobras das outras competidoras e entender o que você precisa trabalhar para chegar lá. Caso na hora fique muito apertado, você já sabe que: “fulana de tal tem essa manobra ou aquela”. E aproveitar para olhar a sua própria performance também para entender o que você precisa melhorar. Se é a velocidade, ou ser um pouco mais completa no sentido de explorar as manobras. – relembra Karen Jonz

Mas a cultura do skate vai além da competição. Apesar de promover disputas eletrizantes, o esporte é marcado por muito companheirismo e amizade entre as competidoras. Karen Jonz ressalta que, mais que uma disputa de título, a SLS é uma chance de se divertir e andar de skate entre amigas.

– Mas o principal é se divertirem. Estarem ali, verem as outras meninas não como adversárias, mas como amigas que estão andando ali, todo mundo andando de skate junto. E que uma possa incentivar a outra. Aproveitar a energia da galera, do público, para dar uma animada ainda mais e que vocês consigam fazer todas as manobras que vocês tem vontade.

Rayssa, Momiji e Funa são as principais candidatas ao título da temporada do Mundial de Skate Street. Atualmente Rayssa lidera o ranking do campeonato, seguida pelas duas japonesas. As três também protagonizaram o pódio olímpico, onde Momiji ficou com o ouro, Rayssa com a prata e Funa com o bronze.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias