Diário de São Paulo
Siga-nos

Professor e aluno, Thiago Silva volta à Seleção de olho na Copa e nos estudos para ser treinador

A foto que abre esta matéria mostra Thiago Silva momentos antes de a bola rolar para Brasil x Paraguai, na semana passada, pelas Eliminatórias. Zagueiro

PROFESSOR
PROFESSOR

Redação Publicado em 17/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h06


Aos 36 anos, zagueiro, que será titular contra o Peru, vive rotina de estudos, depois de iniciar curso de qualificação na CBF

A foto que abre esta matéria mostra Thiago Silva momentos antes de a bola rolar para Brasil x Paraguai, na semana passada, pelas Eliminatórias. Zagueiro histórico do futebol brasileiro, campeão da Liga dos Campeões, vice da Libertadores, com três Copas do Mundo e muitos troféus nas costas, ele estava machucado e nem sequer ficaria no banco de reservas, mas questionava Cleber Xavier, auxiliar técnico de Tite depois do adversário liberar a escalação. O papo era sobre tática.

Conversas do tipo não são novidade para o jogador de 36 anos. De volta à condição de titular da Seleção nesta quinta-feira, contra o Peru, às 21h, no estádio Nilton Santos (RJ), na segunda rodada da fase de grupos da Copa América, Thiago se interessa pela análise do jogo e fez curso de capacitação da CBF Academy, no ano passado, para obter a Licença B (terceiro nível, abaixo do A e do Pró).

Na turma do defensor nas aulas online ainda estavam o lateral Filipe Luís e volante Paulinho, dois ex-companheiros de Seleção.

– É raro o atleta iniciar o curso antes de parar a carreira – conta Mauricio Marques, coordenador dos cursos de treinadores da CBF.

Com contrato recém-renovado com o Chelsea, da Inglaterra, Thiago tenta encaixar na atribulada agenda de jogador novos estudos até a hora de pendurar as chuteiras. Pensa fixamente na sua quarta Copa do Mundo, no fim do ano que vem, no Catar, mas não tira da cabeceira, do tablet e da mente as ideias para seguir uma nova carreira no futebol.

– Teve uma aula online que caiu no mesmo dia de um jogo da Liga dos Campeões, e o Thiago ficou preocupado, me procurou perguntando como poderia fazer. A gente gravou a aula para ele, e aí pedi para ele mandar um resumo depois – explica Marques.

O conteúdo das aulas da Licença B é focado no trabalho com categorias de base. Thiago estudou disciplinas como Psicologia do Esporte Aplicada às Categorias de Base, Nutrição, Introdução à Fisiologia, Captação e Análise de Desempenho na base, Gestão Técnica de Categorias de Base, entre outras.

O zagueiro finalizou as 170 horas de aulas virtuais, mas ainda precisa de uma espécie de estágio para obter a certificação.

– Falta o componente tático, aí vamos falar dos momentos do jogo, parte ofensiva, defensiva, transição, bola parada, preparação física, metodologia de treinamento. O Thiago pode até fazer a parte prática na Inglaterra, observando as categorias de base do Chelsea. Ele tem que estar no clube, fazer diagnóstico de gestão técnica, reportar os treinos, é como um estágio supervisionado, ele terá o acompanhamento de um tutor – explica Mauricio Marques.

Thiago Silva está recuperado de lesão e voltará a ser titular da Seleção — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Thiago Silva está recuperado de lesão e voltará a ser titular da Seleção — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Thiago nem sequer finalizou esta etapa dos estudos e já está de olho nas próximas licenças da CBF.

– Eu tenho o conhecimento da prática, por estar ali dentro, e um pouco do teórico, até porque gosto de ver e analisar futebol nas horas vagas, mas eu tenho a consciência de que estou longe de saber tudo. Com as aulas, as palestras, você vai acumulando conhecimento para usar lá na frente. Minha ideia é completar todas as licenças, até porque se for para eu continuar no futebol é ali que eu me vejo, como um auxiliar ou como técnico principal – disse o zagueiro, ao site da CBF, no ano passado.

Tite: “Futebol também é estudar”

Além da formação acadêmica, Thiago Silva busca aprimorar seu conhecimento futebolístico em contato com amigos do meio. Um deles é Marcão, auxiliar do Fluminense. O ex-volante, de 48 anos, e o zagueiro atuaram juntos no início da carreira do zagueiro pelo Tricolor das Laranjeiras.

– Eu não tenho dúvida que daqui a alguns anos o caminho do Thiago vai ser como um treinador, um cara de dentro do campo. Hoje, mesmo atuando, ele consegue enxergar o jogo. Não é à toa que o (técnico do Chelsea, Thomas) Tuchel fica muito à vontade com ele, tem um líder dentro de campo, um cara que enxerga o jogo. Eu sempre vejo os jogos dele, ele sempre vê os nossos, e depois a gente troca uma ideia, analisa o que foi feito, o que pode melhorar. Ele me ajuda e eu acabo ajudando ele, e vamos ganhando muito com isso. O Thiago já está no caminho, fazendo o curso, saindo na frente, com certeza vai ter um olho clínico, é um cara muito inteligente, vai ter uma carreira promissora – conta o ex-volante, que hoje integra a comissão técnica de Roger Machado.

Com boné e camisa, Thiago Silva aposta em formação acadêmica antes de pendurar as chuteiras — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Com boné e camisa, Thiago Silva aposta em formação acadêmica antes de pendurar as chuteiras — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Desfalque nas últimas três partidas da Seleção por lesão, Thiago Silva é o jogador mais experiente do Brasil na Copa América e um dos capitães de Tite, ao lado de Casemiro e Marquinhos. Líder, ele orientar os mais jovens e, nesta noite, formará dupla de zaga com um deles: Éder Militão, de 23 anos.

A participação dos jogadores nas discussões táticas é vista com bons olhos por Tite, que costuma ouvir seus comandados, inclusive os reservas durante os jogos.

– Futebol também é estudar – disse o treinador, ciente da manifesta vontade de Thiago Silva pela formação acadêmica e pela vidade de treinador.

– É fundamental tu ter essa experiência, a atmosfera, o feeling, a energia, o cheiro do vestiário, porque ali é muito forte. A coisa é muito forte. Quem convive no vestiário sabe. Essa experiências que o atleta e o ex-atleta têm são muito ricas. São extraordinárias. Mas precisa de um estudo que complemente essas experiências todas para elevar esse nível de todos nós profissionais técnicos – disse Tite.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias