Faltando poucas horas para a semifinal da Libertadores, o Flamengo não deixa de lado o cenário nacional e trabalha nos bastidores para que as convocações de
Redação Publicado em 29/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h18
Faltando poucas horas para a semifinal da Libertadores, o Flamengo não deixa de lado o cenário nacional e trabalha nos bastidores para que as convocações de jogadores e adiamentos de partidas por conta da data Fifa não prejudiquem suas caminhadas no Brasileirão e na Copa do Brasil. Para isso, o clube se reuniu com dirigentes da CBF e recebeu a promessa de que o calendário será esticado até o dia 26 de dezembro.
Na última semana, o presidente Rodolfo Landim e o vice Rodrigo Dunshee de Abranches se reuniram na sede da entidade que rege o futebol nacional para debater soluções. O encontro contou com a presença do diretor de competições, Manoel Flores, e do presidente Ednaldo Rodrigues. De acordo com o mandatário do Flamengo, ficou definido que o Brasileirão não acabará mais no dia 5 de dezembro.
– Fizemos uma reunião de trabalho longa, analisamos os acordos que já tinham sido feitos com a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol).
“Ficou muito claro que poderíamos estender o campeonato até o dia 26 de dezembro, o que abriria datas para a acomodação do campeonato. Com isso, não haveria problema de parar nas datas Fifas”
Na última sexta-feira, após a convocação da seleção brasileira, o coordenador Juninho Paulista chegou a falar que seria publicado no mesmo dia o ajuste de calendário conforme informado por Manoel Flores. Até o momento, no entanto, nada foi oficializado.
– Para evitar conflitos com os clubes brasileiros que tiveram jogadores convocados – disse Juninho na ocasião.
Segundo Landim, a brecha se deu principalmente por conta do adiamento do Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado somente em fevereiro de 2022. Com isso, a CBF teria se comprometido a remanejar os jogos tanto do Brasileirão quanto a final da Copa do Brasil, se necessário, para que os clubes que cedem jogadores para seleções não sejam prejudicados.
– O Flamengo vai perder cinco jogadores neste período. Foi assumido esse compromisso e esperamos que a CBF cumpra. É inacreditável que se volte atrás.
“É um compromisso não só com o Flamengo, mas com o futebol brasileiro. Foi assumido como compromisso da CBF pela tão propalada isonomia”
Na reunião, levantou-se ainda a possibilidade de que os atletas em atividade no cenário doméstico não sejam convocados a partir do momento em que o Brasil garantir classificação para a Copa do Mundo do Catar. Tudo dependerá, no entanto, do desempenho nas próximas rodadas das eliminatórias.
O Flamengo atualmente tem três jogos a menos do que a maioria dos adversários no Brasileirão, mas já terá outras duas partidas adiadas por conta das convocações de Gabriel e Everton Ribeiro para a próxima data Fifa. Caso confirme presença na decisão da Libertadores, mais uma partida terá que ser remarcada.
Questionado pela reportagem sobre os jogos adiados contra Atlético-GO e Athletico-PR, marcados para a primeira semana de novembro, Landim revelou que a CBF garantiu que a tabela será refeita em cumprimento ao prazo de 66 horas entre jogos previsto pela Fenapaf.
.
.
.
Globo Esporte
Leia também
VÍDEO: pastor é flagrado fazendo sexo com menor de idade nos fundos de igreja
A força política que resiste no jogo eleitoral de 2024 em São Paulo
Jovem morre após engolir bactéria 'comedora de cérebro' da água da torneira
Motorista senta em marcha de carro, fica preso e vídeo viraliza; caso para o trânsito
Suposto vídeo de Mel Maia fazendo sexo com traficante cai na rede e atriz se manifesta
Juntos há 10 anos, Sophia Abrahão revela que faz terapia de casal desde início do namoro com Sérgio Malheiros
Show do Milhão lidera audiência e supera Estrela da Casa, reality musical da TV Globo
Beetlejuice 2 continua fazendo sucesso nas bilheterias brasileiras
Bruna Marquezine revela por que deixou de seguir Yasmin Brunet no Instagram
Quais foram os livros mais vendidos na Bienal do Livro de SP? Descubra