Diário de São Paulo
Siga-nos

Olimpíadas 2020: brasileiros têm chaves definidas no judô e taekwondo

O Federação Internacional de Judô realizou, na madrugada desta quinta-feira, o sorteio das chaves olímpicas para os Jogos de Tóquio 2020. Três judocas

OLIMPÍADAS
OLIMPÍADAS

Redação Publicado em 22/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h19


O Federação Internacional de Judô realizou, na madrugada desta quinta-feira, o sorteio das chaves olímpicas para os Jogos de Tóquio 2020. Três judocas brasileiros, além da seleção que disputa o torneio de equipes mistas, receberam bye na primeira rodada e avançam diretamente à segunda fase. Também nesta madrugada, o Comitê Mundial de Taekwondo realizou o seu sorteio das chaves e os três competidores brasileiros conheceram seus primeiros adversários.

Principal nome da seleção, a gaúcha Mayra Aguiar recebeu bye na primeira rodada apesar de ser a oitava colocada do ranking. Ela aguarda a vencedora entre Munkhtsetseg Otgon, da Mongólia, e Inbar Lanir, de Israel, na categoria até 78kg. Na sua chave, estão a alemã Anna Marie Wagner, terceira colocada do ranking mundial e potencial adversária na segunda luta, e a japonesa Shori Hamada, segunda do ranking, que pode encontrá-la na semifinal.

A peso-pesado Maria Suelen Altheman também recebeu bye. Sua primeira adversária sai do duelo entre Anamari Velensek, da Eslovênia, e Nina Cutro-Kelly, dos EUA. A rival cubana Idalys Ortiz, primeira do ranking, pode encontrá-la na semifinal. Rafael Silva, o Baby, aguarda o vencedor entre Maciej Sarnacki, da Polônia, e Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, na chave peso-pesado masculino. A lenda francesa Teddy Riner, bicampeão olímpico e decacampeão mundial, pode ser o adversário na semifinal.

Na competição por equipes mistas, o Brasil é o terceiro cabeça de chave e vai enfrentar o vencedor entre Holanda e Uzbequistão. A primeira luta da competição será na categoria até 90kg.

Quinta cabeça de chave na categoria até 63kg, a porta-bandeira do Time Brasil Ketleyn Quadros terá pela frente a hondurenha Cergia David na estreia. Maria Portela, sétima cabeça de chave até 70kg, enfrenta Nigara Shaheen, do Afeganistão, que compete sob a bandeira da Equipe Olímpica de Refugiados.

Brasil foi medalha de bronze por equipes mistas no Mundial de Budapeste este ano — Foto: IJF

Brasil foi medalha de bronze por equipes mistas no Mundial de Budapeste este ano — Foto: IJF

Os primeiros judocas brasileiros a pisarem no tatame em Tóquio serão Eric Takabatake, da categoria até 60kg, e Gabriela Chibana, da categoria até 48kg, que competem na sexta-feira a partir de 23h (horário de Brasília). Takabatake enfrenta Soukphaxay Sithisane, de Laos, e Chibana encara Harriet Bonface, de Malawi.

Para chegar ao bloco final de disputas (repescagem, semifinal, bronze e final) os atletas precisam avançar, no mínimo, até as quartas de final. Os vencedores avançam às semifinais e os perdedores caem para a repescagem pelo bronze. Passando pela repescagem, o atleta se classifica para lutar por um dos bronzes da categoria (são dois, em todos os pesos). E aquele que cair na semifinal, vai direto para a disputa de bronze com o vencedor da repescagem.

Confira abaixo os adversários de estreia de cada um dos brasileiros no judô:

Eric Takabatake (60kg): Soukphaxay Sithisane, de Laos
Daniel Cargnin (66kg): Mohamed Abdelmawgoud, do Egito
Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg): Guillaume Chaine, da França
Eduardo Yudy Santos (81kg): Sagi Muki, de Israel
Rafael Macedo (90kg): Islam Bozbayev, do Cazaquistão
Rafael Buzacarini (100kg): Toma Nikiforov, da Bélgica
Rafael Silva (+100kg): bye, espera vencedor de Maciej Sarnacki (POL) x Ushangi Kokauri (AZE)

Gabriela Chibana (48kg): Harriet Bonface, de Malawi
Larissa Pimenta (52kg): Agata Perenc, da Polônia
Ketleyn Quadros (63kg): Cergia David, de Honduras
Maria Portela (70kg): Nigara Shaheen, do Afeganistão (compete pela bandeira dos refugiados)
Mayra Aguiar (78kg): bye, espera vencedora de Munkhtsetseg Otgon (MGL) x Inbar Lanir (ISR)
Maria Suelen Altheman (+78kg): bye, espera vencedora de Anamari Velensek (ESL) x Nina Cutro-Kelly (EUA)

Equipes mistas – bye, espera vencedor de Uzbequistão x Holanda

Brasileiros conhecem adversários no taekwondo

Serão apenas três competidores brasileiros no taekwondo olímpico. O peso-pena (até 68kg) Edival Pontes, o Netinho, é o sétimo cabeça-de-chave e estreia contra o turco Hakan Recber. Sua primeira luta será à 1h02 (horário de Brasília) na madrugada de domingo (25). Vencendo, estará nas quartas de final, onde pode encontrar o britânico Bradly Sinden, campeão mundial em 2019.

No domingo à noite, o peso-médio (até 80kg) Ícaro Miguel estreia às 22h15 contra o italiano Simone Alessio. Miguel é o quarto cabeça de chave e pode encontrar o russo Maksim Khramtcov, primeiro cabeça de chave, na semifinal. Também no domingo à noite, às 23h, a peso-médio (até 67kg) Milena Titoneli enfrenta Julyana Al-Sadeq, da Jordânia. Se vencer, enfrenta a croata Matea Jelic, primeira cabeça de chave, nas quarta de final.

Milena Titoneli foi medalha de ouro no taekwondo no Pan de Lima — Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Milena Titoneli foi medalha de ouro no taekwondo no Pan de Lima — Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias