Diário de São Paulo
Siga-nos

No Dia do Ciclista, #tbt relembra início e conquistas de Halysson Ferreira no mountain bike

No Dia do Ciclista, comemorado nesta quinta-feira, 19 de agosto. Recorda o início e os importantes títulos conquistados pelo ciclista Halysson Ferreira,

CICLISTA
CICLISTA

Redação Publicado em 19/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h34


No Dia do Ciclista, comemorado nesta quinta-feira, 19 de agosto. Recorda o início e os importantes títulos conquistados pelo ciclista Halysson Ferreira, carmelitano de nascimento e patrocinense de coração.

Tricampeão brasileiro de mountain bike de maratona (XCM), Halysson nasceu em Monte Carmelo em 23 de abril de 1989. Ainda pequeno, mudou-se para Patrocínio, cidade onde começou no pedal por influência de um primo.

– Iniciei no pedal no início dos anos 2000. Eu sempre gostei de bicicleta, mas na época ainda não conhecia o mountain bike. O meu primo Leandro começou a fazer trilhas em Patrocínio e me despertou a vontade de ir para trilha. Foi aí que comecei a pedalar distâncias maiores e ir para estradas de terra. Mas era bem difícil na época, a turma era pequena – lembrou o ciclista.

Halysson conheceu o mountain bike por influência de um primo — Foto: Fotop

Halysson conheceu o mountain bike por influência de um primo — Foto: Fotop

Halysson é tricampeão do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike de Maratona, o XCM. Em 2015, veio o primeiro título brasileiro em Picos-PI. No ano seguinte, conquistou o bicampeonato em São Fidélis-RJ. Em 2017, ele alcançou o tri em Vitória da Conquista-BA. Halysson contou que o segundo título foi o mais difícil.

– Nos três anos seguidos que eu venci o Brasileiro, o mais difícil de conquistar foi o de 2016. Foi uma chegada no sprint com o Alysson Tigrinho. E foi um dia em que eu não estava me sentindo muito bem. Mas, mesmo assim, consegui chegar no sprint no final. Foi o ano que eu mais sofri durante a prova para vencer – recordou.

Além dos títulos brasileiros, Halysson venceu por duas vezes o Iron Biker Brasil, tradicional competição de mountain bike realizada em Mariana-MG, em 2017 e 2018. No ciclismo de estrada, ele tem no currículo vitórias em duas etapas, uma em 2011 e outra em 2012, do Tour Brasil, a Volta Ciclística de São Paulo.

Em 2016, Halysson participou de um momento especial. Ele foi um dos condutores da Tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quando o revezamento passou por Patrocínio-MG.

De olho na Copa do Mundo

Aos 32 anos, Halysson se prepara para as provas do fim desta temporada. O ciclista planeja somar pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), visando ter condições de participar da etapa brasileira da Copa do Mundo de Mountain Bike, em Petrópolis-RJ, em abril de 2022.

– Neste segundo semestre, tenho como objetivo somar pontos nos campeonatos brasileiros (cross country, maratona e estrada) e também em etapas da Copa Internacional, para obter uma pontuação no ranking que dê o direito de participar da Copa do Mundo no ano que vem – finalizou ciclista.

Halysson Ferreira tem importantes conquistas no mountain bike — Foto: Lucas Campos

Halysson Ferreira tem importantes conquistas no mountain bike — Foto: Lucas Campos

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias