Diário de São Paulo
Siga-nos

Agora auxiliar, Elano diz ter recebido propostas para adiar aposentadoria

O ídolo, que já não recebia muitas oportunidades com o técnico Dorival Júnior, diz que recebeu propostas de outros clubes do Brasil antes de virar "professor"

Agora auxiliar, Elano diz ter recebido propostas para adiar aposentadoria
Agora auxiliar, Elano diz ter recebido propostas para adiar aposentadoria

Redação Publicado em 15/01/2017, às 00h00 - Atualizado às 11h01


Ex-jogador passou a integrar a comissão técnica permanente do Santos em 2017, mas diz que poderia ter dado continuidade na carreira

Elano - Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)

Elano agora é auxiliar técnico do Peixe (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)

Uma das novidades do Santos para 2017 é Elano como auxiliar técnico. Aos 35 anos, o ex-meia optou por se aposentar e assumir a função na comissão permanente do clube, mas poderia ter deixado para pendurar as chuteiras depois.

O ídolo, que já não recebia muitas oportunidades com o técnico Dorival Júnior, diz que recebeu propostas de outros clubes do Brasil antes de virar “professor” no Peixe. A decisão, porém, foi de sair do meio-campo para a área técnica.

– Joguei um pouco menos desde a minha volta ao clube, mas me sentia em condições normais, fisicamente, de continuar jogando. Até tive umas propostas de outros clubes do Brasil, mas eu não queria sair novamente (do Santos). Queria continuar minha carreira no Santos e foi quando recebi o convite do Modesto (Roma) para ser auxiliar técnico, algo que eu já queria há um tempo – disse Elano em entrevista ao GloboEsporte.com.

Um dos grandes incentivadores de Elano como um futuro treinador é Dorival Júnior. O comandante entendia que o santista poderia ajudar mais ainda na comissão técnica do que como atleta.

– O Dorival tem muita culpa nisso. Ele me incentivou muito. Fiquei muito lisonjeado. Fazia algum tempo que venho pensando (em me aposentar) e decidi com muita calma. Acho que é um ano muito positivo, e fico feliz em começar uma nova função, que eu sempre tive vontade de fazer. Os últimos anos foram bacanas, mas não sei se eu conseguiria acrescentar. É um desafio legal – completou o auxiliar.

 Joguei um pouco menos desde a minha volta ao clube, mas me sentia em condições normais, fisicamente, de continuar jogando. Até tive umas propostas de outros clubes do Brasil, mas eu não queria sair novamente (do Santos)”
Elano

Elano iniciou os trabalhos ao lado de Dorival, os auxiliares Lucas Silvestre e Serginho Chulapa, e os analistas Lucas Matheus e Leonardo Porto na última quarta-feira, quando o elenco se reapresentou.

Além de exercer as funções normais da profissão, como participar dos treinamentos e dar conselhos aos jogadores, ele vai ajudar na captação de novos talentos.

O ex-camisa 11 iniciou a carreira no Guarani e chegou ao Alvinegro em 2001. No ano seguinte, foi um dos protagonistas na campanha do título brasileiro, ao lado de Robinho e Diego. Em 2004, mais experiente, liderou o Alvinegro rumo à conquista do Brasileirão, já de pontos corridos.

Fora do Brasil, Elano passou por Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, de 2005 a 2007, Manchester City, da Inglaterra, de 2007 a 2009, e Galatasaray, da Turquia, de 2009 a 2011. Foi titular da Seleção na Copa América de 2007 e na Copa do Mundo de 2010. O meia retornou ao Santos em 2011, quando conquistou, no mesmo ano, o Paulistão e a Libertadores. Em 2012, foi campeão estadual novamente pelo Peixe e se transferiu para Grêmio. No Brasil, ainda atuou pelo Flamengo.

Antes de retornar à Vila Belmiro pela última vez, Elano passou pelo Chennaiyin, da Índia. Desde 2015, o experiente jogador participou das campanhas santistas que resultaram em dois títulos estaduais. Ele fez 68 gols em 321 jogos com a camisa santista.

Elano também foi protagonista na seleção brasileira: disputou 50 partidas e fez nove gols. Em 2010, inclusive, era um dos líderes da equipe comandada pelo técnico Dunga na Copa do Mundo, mas se lesionou ainda na fase de grupos e desfalcou o Brasil, eliminado nas quartas de final para a Holanda.

Elano Santos (Foto: Lucas Musetti)

Elano diz que recebeu propostas para adiar a aposentadoria (Foto: Lucas Musetti)

Compartilhe