Diário de São Paulo
Siga-nos

Maratona do Rio Virtual 2021 ocorre de 3 a 13 de junho

A Maratona do Rio Virtual 2021 começa hoje, 3 de junho, e vai até dia 13. Neste ano os atletas podem escolher entre as distâncias de 5 km, 10 km, 21 km e 31

MARATONA
MARATONA

Redação Publicado em 03/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h09


Dicas para quem vai participar da prova, com orientações sobre como se inscrever, como escolher o trajeto e o que comer antes e durante a corrida. Atletas podem optar entre as distâncias de 5 km, 10 km, 21 km e Desafio 10 km + 21 km

A Maratona do Rio Virtual 2021 começa hoje, 3 de junho, e vai até dia 13. Neste ano os atletas podem escolher entre as distâncias de 5 km, 10 km, 21 km e 31 km (Desafio 10 km + 21 km). Mas embora haja 11 dias de janela para a realização da prova, a distância escolhida deve ser cumprida de uma só vez. Exceto no caso dos inscritos no Desafio 10+21k, que precisam realizar as duas atividades em dias consecutivos e respeitando a ordem descrita, começando pela prova de 10 km no primeiro dia e, no dia seguinte, realizando a de 21 km. Os corredores têm até o último dia, 13, para se inscrever no site oficial do evento, e em seguida devem utilizar o código de acesso para se registrar no aplicativo Running Heroes. Depois, podem correr em qualquer lugar do Brasil.

Em comunicado, a organização afirma que está estudando viabilizar a versão presencial no último trimestre deste ano. A data ainda não foi definida, mas os organizadores possuem um reserva em outubro junto à Prefeitura do Rio e confirmarão o evento durante o mês de junho.

Na edição de 2021 da Maratona do Rio Virtual, os atletas têm a opção de montar o kit que pode contar apenas com a taxa de inscrição ou adicionar camiseta e medalha, pagos separadamente. O valor da inscrição básica, de R$ 9,90, será doado integralmente para o projeto Brasil Sem Fome, da ONG Ação da Cidadania. Além disso, os participantes também podem adquirir na Loja Maratona outros itens adicionais, como viseiras, bonés, gravação do nome do atleta na medalha oficial e camiseta de algodão. O kit será enviado para os participantes em até 60 dias após a realização da prova e haverá cobrança de frete à parte. Somente os participantes que concluírem a prova virtual receberão a medalha.

Como funciona a prova?

  1. Realize a inscrição no site;
  2. Faça o cadastro na plataforma Running Heroes (site ou aplicativo disponível na App Store e Google Play);
  3. Conecte o dispositivo ou aplicativo de registro de atividades na plataforma;
  4. Acesse a aba Desafios e encontre em Provas Virtuais a Maratona do Rio;
  5. Preencha os dados e utilize o código de acesso recebido por e-mail para finalizar o registro;
  6. Leia o regulamento da prova, pré-requisitos, datas de início e fim da prova;
  7. A prova ficará disponível durante a janela de realização dos dias 3 a 13 de junho;
  8. A sua atividade é transmitida automaticamente e ficará disponível no Painel de Controle;
  9. Caso tenha qualquer problema com a contabilização dos resultados da prova, entre em contato por e-mail com [email protected]

Resultados

Os resultados das provas ficarão disponíveis no aplicativo em tempo real e podem ser filtrados por gênero e idade. O app de monitoramento de atividades de cada atleta, devidamente conectado ao Running Heroes, é o responsável por controlar o tempo e percurso. Já os atletas inscritos no Desafio 10+21km entram para o ranking após a conclusão das duas atividades, já que a classificação não é apresentada com resultado parcial.

A organização recomenda que os atletas inscritos sigam as orientações da Organização Mundial de Saúde e sugere o uso de máscara, manutenção de distância segura e higienização frequente das mãos.

Dicas de alimentação

Vai participar da prova? Confira algumas dicas que os especialistas dão para os leitores do Eu Atleta.

Cuidados com a alimentação

A nutricionista esportiva Roberta Oliveira de Albuquerque Lima explica que para garantir um bom desempenho durante a maratona, o atleta deve fazer um acompanhamento nutricional, pelo menos, durante quatro meses antes da prova. Além disso, a profissional separou algumas dicas para as duas refeições mais importantes de antes da corrida, o jantar pré-prova e o café da manhã.

  • Jantar – O jantar é essencial para garantir o abastecimento dos estoques de glicogênio muscular, então Roberta indica:
  1. Não consumir nenhum alimento que não está acostumado para evitar qualquer transtorno gastrointestinal;
  2. Evitar alimentos gordurosos, como frituras, molhos com queijo, doces, chocolates, sorvetes, manteiga entre outros;
  3. Consumir alimentos ricos em carboidratos, como macarrão, arroz, batata, aipim, pão e frutas, pois eles são a fonte de combustível para a prova;
  4. Optar por uma fonte de proteína magra durante a refeição, como frango, peixe ou ovos; se puder, evitar carne vermelha;
  5. Evitar fibras e alimentos integrais, pois eles podem estimular o peristaltismo e transtornos intestinais (como cólicas, gases ou até mesmo diarreia);
  6. Não consumir bebidas alcoólicas;
  7. Evitar alimentos crus (como comida japonesa, carpaccio, ceviche entre outros);
  8. Ingerir água de coco e bebidas isotônicas para garantir a sua hidratação antes da prova.
  • Café-da-manhã – Já para o café da manhã, a nutricionista faz as seguintes recomendações:
  1. Fazer a refeição pelo menos 2 horas antes da largada;
  2. Não consumir nenhum alimento fora da sua rotina alimentar;
  3. Beber água de coco, suco e água (o recomendado é de 3 a 5ml por Kg do peso corporal);
  4. Preferir alimentos ricos em carboidratos (pão, frutas, geleias, mel, tapiocas e raízes como aipim ou batata doce);
  5. Evitar alimentos laxativos, como ameixa, laranja, mamão e opções integrais;
  6. Não fazer uma refeição muito volumosa, pois pode gerar um desconforto ou até mesmo uma distensão abdominal.
  • Durante a prova – Além da preparação, os atletas também devem ter cuidado durante a prova. Principalmente para as corridas de longa distância. Roberta Lima explica:

– É necessário consumir de 30 a 60 g de carboidrato por hora, para os corredores que vão fazer provas de até 2 horas e meia. Para os atletas que vão fazer prova com uma duração maior do que este período, é necessário consumir de 60 a 90 g de carboidrato por hora, pois não adianta ter feito uma boa reserva de glicogênio muscular e não fazer essa reposição ao longo do percurso. Nosso corpo armazena, mas a reserva é insuficiente para atividades com mais de uma hora de duração. E também é necessário prestar atenção na hidratação durante o percurso: deve-se ingerir de 400 a 800 ml por hora de prova. É importante ressaltar que a ingestão não deve ser só de água, é necessário repor os sais que perdemos durante a transpiração como sódio, potássio e cloro, então é preciso repor esses eletrólitos com bebidas isotônicas ou cápsulas de sais – orienta a nutricionista esportiva.

Como escolher o melhor trajeto?

O profissional de educação física André Leta, que também é maratonista e treinador de corrida há 35 anos, indica que o melhor trajeto é sempre aquele mais plano, sem aclives, declives ou muitas curvas.

– Ao correr em uma reta é quando se tem o melhor aproveitamento em velocidade. Para os corredores do Rio de Janeiro, tem a opção de correr no Aterro do Flamengo, fazer o percurso do Leblon, Leme até a Urca, que são exemplos de trajetos de 21km em que é possível ter um ótimo desempenho – recomenda o treinador.

Além disso, André também comenta que estamos em uma época de temperaturas amenas, mas mesmo assim o indicado é optar por realizar a prova logo no início da manhã, por volta das 6h ou 7h. Além de não estar muito quente nem com uma alta incidência solar, neste horário é possível aproveitar a cidade mais vazia e evitar o risco de contágio.

Outra preocupação muito comum é em relação à contaminação com coronavírus. Para assegurar o bem-estar dos corredores, André Leta ressalta a importância de praticar a atividade com uma distância segura e com o uso de máscara. A Organização Mundial de Saúde afirma que o risco de contágio durante atividades ao ar livre utilizando máscaras de proteção é baixo; por isso, esta é uma alternativa mais segura para o momento.

– Existem diversos modelos de máscaras no mercado, mas tem um tipo que possui uma espécie de filtro que mantém a máscara um pouco distante do nariz e da boca. A gente sabe que conforme a distância da prova vai aumentando, nós hiperventilamos, já que estamos com uma frequência respiratória maior. E neste momento, quando a máscara fica muito próxima do nariz e da boca, gera um desconforto no corredor. Por isso, estes modelos que têm uma espécie de filtro são a melhor opção, principalmente para grandes distâncias. E também é importante levar duas ou três máscaras e trocar ao longo do trajeto quando perceber que a máscara ficou muito úmida devido a transpiração. – explica o educador físico.

Muitos corredores, principalmente os iniciantes, possuem dúvidas sobre qual a melhor roupa para encarar a maratona. O ideal é utilizar roupas leves, de tecido como o dry fit, que facilita a transpiração, pois permite uma evaporação mais rápida do suor, o que ajuda a manter a temperatura do corpo regulada, mesmo com a transpiração intensa da atividade física. André recomenda que os corredores utilizem tanto as roupas quanto os tênis que estão habituados a usar durante os treinos, para evitar qualquer surpresa.

– No dia da prova você não experimenta roupa nova, nem meia nova ou calçado diferente. Você deve ir com o que está acostumado a treinar, porque assim você evita qualquer efeito adverso, seja por um atrito da roupa com o corpo ou o aparecimento de uma bolha causada por uma meia nova ou um tênis novo- alerta o maratonista.

O treinador também comenta que diversos atletas, principalmente aqueles que realizam as provas de 10 ou 21 km, têm optado por calçados com sola de fibra de carbono, pois eles têm ajudado na melhora do desempenho dos corredores de longa distância. Mas ressalta, que o ideal é fazer diversos treinos com o tênis para que o atleta se acostume e só depois utilize o calçado em alguma prova.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias