Diário de São Paulo
Siga-nos
FIFA

Luis Rubiales é banido pela FIFA por beijo não consentido em Jenni Hermoso

Essa decisão foi tomada pelo Comitê Disciplinar da entidade

Luis Rubiales é banido pela FIFA por beijo não consentido em Jenni Hermoso - Imagem: reprodução Twitter@DailyLoud
Luis Rubiales é banido pela FIFA por beijo não consentido em Jenni Hermoso - Imagem: reprodução Twitter@DailyLoud

Lillia Soares Publicado em 30/10/2023, às 15h54


A FIFA anunciou nesta segunda-feira a suspensão de Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por um período de três anos no cenário do futebol. 

Essa decisão foi tomada pelo Comitê Disciplinar da entidade e resultou de um incidente no qual o dirigente foi considerado culpado de umbeijo não consentido na atacante Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, conquistada pela Espanha. Anteriormente, Rubiales já estava cumprindo uma suspensão provisória de 90 dias.

De acordo com a FIFA, Rubiales infringiu o artigo 13 do Código Disciplinar da FIFA, que diz respeito a "condutas ofensivas e violações dos princípios do jogo limpo". O código de conduta da FIFA lista ações que podem resultar em penalidades:

  • Violar as regras básicas de conduta decente
  • Insultar uma pessoa de qualquer forma, especialmente por meio de gestos, sinais ou linguagem ofensiva
  • Usar um evento esportivo para manifestações de caráter não esportivo
  • Comportar-se de maneira que coloque o esporte do futebol e/ou a Fifa em descrédito
  • Alterar ativamente a idade dos jogadores nas identidades produzidas em competições sujeitas a limites de idade

Rubiales possui um prazo de dez dias para requerer uma justificativa detalhada da decisão, e ele também tem a possibilidade de apresentar uma apelação ao Comitê de Recursos da FIFA.

O assunto chegou aos tribunais espanhóis depois que Hermoso apresentou queixas de agressão sexual e coerção contra Rubiales. Ele negou essas acusações em um depoimento prestado em setembro perante a Audiência Nacional. Neste momento, o dirigente está sujeito a uma ordem de restrição que o proíbe de se aproximar da jogadora a menos de 500 metros de distância e de entrar em contato com ela.

Rubiales enfrentou uma forte rejeição no cenário do futebol e, no mesmo dia em que Jenni Hermoso fez seu retorno aos campos pelo Pachuca, no México, ele anunciou sua renúncia à presidência da federação espanhola. Isso após ele ter afirmado que o beijo foi consensual, e de ter evitado renunciar durante uma reunião da federação no final de agosto, após sua suspensão provisória pela FIFA.

Compartilhe  

últimas notícias