Com confiança renovada, Seleção Brasileira encara japoneses em Houston pela primeira fase eliminatória do Mundial

Julio Cezar Souza Publicado em 29/06/2026, às 07h00
Após confirmar a liderança do Grupo C, a Seleção Brasileira volta suas atenções para a fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026. Nesta segunda-feira (29), o time comandado por Carlo Ancelotti encara o Japão, às 14h (horário de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos, em duelo válido pelos 16 avos de final do Mundial.
A equipe brasileira chega para o confronto em um momento de crescimento dentro da competição. Depois de um empate por 1 a 1 contra o Marrocos na estreia, em uma atuação que gerou críticas, o Brasil venceu Haiti e Escócia pelo mesmo placar de 3 a 0 e encerrou a primeira fase com a melhor apresentação entre os três jogos.
A vitória sobre os escoceses também aumentou a confiança do elenco e deu mais segurança ao trabalho de Ancelotti antes do início do mata-mata. O treinador italiano deve repetir a formação utilizada na última partida, com Rayan novamente como titular pelo lado direito do ataque após a lesão de Raphinha.
O Japão chega ao confronto após terminar a fase de grupos na segunda colocação do Grupo F. A seleção asiática teve uma campanha sólida, com empate diante da Holanda na estreia, vitória por 4 a 0 contra a Tunísia e novo empate, desta vez contra a Suécia, resultado que garantiu a classificação.
No histórico do confronto, o Brasil possui ampla vantagem. Em 14 partidas disputadas, foram 11 vitórias brasileiras, um triunfo japonês e dois empates. Em Copas do Mundo, as seleções se encontraram apenas uma vez, em 2006, quando a equipe brasileira venceu por 4 a 1.
Apesar da superioridade histórica, o duelo recente serve de alerta para a Seleção. Em amistoso realizado em outubro de 2025, o Japão conseguiu uma virada surpreendente e venceu o Brasil por 3 a 2, depois de os brasileiros abrirem vantagem de dois gols.
Neymar relacionado, Raphinha é desfalque
Uma das principais novidades para a fase decisiva é a presença de Neymar entre os relacionados. Recuperado de uma lesão na panturrilha direita, o atacante entrou em campo contra a Escócia e voltou a atuar pela Seleção após um período afastado.
Ainda sem ritmo ideal, o camisa 10 deve começar no banco de reservas e pode receber minutos durante a partida, dependendo do andamento do confronto.
Por outro lado, Raphinha será ausência confirmada. O atacante sofreu uma lesão muscular na coxa direita e não está disponível para o duelo contra os japoneses. Para ocupar a vaga, Rayan ganhou espaço e agradou à comissão técnica após sua participação na fase de grupos.
Escalações prováveis
Brasil:
Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Matheus Cunha e Vini Jr.
Técnico: Carlo Ancelotti
Japão:
Zion Suzuki; Takehiro Tomiyasu, Shogo Taniguchi e Hiroki Ito; Keito Nakamura, Ao Tanaka, Kaishu Sano e Ritsu Doan; Daizen Maeda, Daichi Kamada e Ayase Ueda.
Técnico: Hajime Moriyasu
Caminho até a decisão
Quem avançar entre Brasil e Japão seguirá para as oitavas de final, marcadas para o dia 5 de julho. As quartas de final estão previstas para 11 de julho, a semifinal para 15 de julho e a grande final da Copa do Mundo acontece em 19 de julho.
A partida terá transmissão pela TV Globo, sportv, getv, SBT e CazéTV.
Leia também

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Sacani rebate Igor 3K, diz que versão sobre o Flow "não procede" e cobra leitura de mensagens

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Igor 3K rebate Monark e Sérgio Sacani, nega calote e revela bastidores com o Flow

Caso Eloa Pimentel: relembre morte da irmã de tenente baleado em São Paulo

Segurança na palma da mão: Prefeitura de SP lança app Smart Sampa Cidadão

Brasil enfrenta Japão no mata-mata da Copa de 2026 em busca da classificação para as oitavas

Cerimônia memorial de Oliver Tree terá transmissão ao vivo

Capela dos Aflitos é reaberta na Liberdade, centro de São Paulo

Em 28 de junho, nascia Luigi Pirandello, o mestre das máscaras humanas