Diário de São Paulo
Siga-nos
Combate ao racismo

Lei homenageando o jogador Vinicius Jr é aprovada

A lei 12.957/2023 leva o nome de Vinicius Jr como homenagem ao jogador que é alvo recorrente de racismo dentro de campo

Lei homenageando o jogador Vinicius Jr é aprovada na Paraíba - Imagem: reprodução Instagram I @vinijr
Lei homenageando o jogador Vinicius Jr é aprovada na Paraíba - Imagem: reprodução Instagram I @vinijr

Milleny Ferreira Publicado em 13/12/2023, às 11h19


Foi divulgado nesta terça-feira, a aprovação da lei 12.957/2023 na Paraíba, que foi proposta pela deputada Cida Ramos (PT), em que consiste no combate ao racismo nos estádios durante os jogos paraibanos. 

A lei carrega o nome do atacante brasileiro do Real Madrid e da nossa Seleção, Vinicius Junior, a homenagem ao jogador, cabe muito nesta situação por conta de seu histórico recorrente em ser alvo de racismo na Espanha. Por meio de uma nota, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) argumentou pelo uso do nome jogador, por ele ter se tornado “símbolo de resistência e tem buscado reforçar a necessidade da criação de um protocolo de combate ao racismo em estádios e arenas esportivas”.

De acordo com o portal Itatiaia, a nova lei consiste como Política Estadual “Vini Jr” oficialmente, com o intuito principal de transformar os espaços esportivos em ambientes acolhedores para toda a comunidade. 

A proposta busca enfrentar o racismo nos estádios e nas arenas esportivas, através de medidas concretas de antirracismo, como a criação do ‘Protocolo de Combate ao Racismo’ que visa à possibilidade das autoridades esportivas de eventos realizados no Estado da Paraíba terem a obrigatoriedade de seguir um rito que propiciará a não anuência do poder público com práticas racistas”, afirmou Cida Ramos, em entrevista aos canais oficiais da ALPB.

Além de tudo, a lei 12.957/2023 também visa em outras atividades de combate, como a realização de campanhas educativas contra o racismo, seja nos períodos de intervalo ou que antecedem os eventos esportivos ou culturais, além da divulgação de políticas públicas voltadas para o atendimento às vítimas.

A iniciativa da nova lei prevê, que a principal e imediata ação, caso em situações preconceituosas em campo, seja a paralisação ou mesmo o encerramento da partida, caso seja registrado ou denunciado algum ato.

Compartilhe  

últimas notícias