Diário de São Paulo
Siga-nos

Itália perto de recorde e País de Gales a um empate das oitavas: o domingo na Eurocopa

Caso não seja derrotada neste domingo, a seleção italiana alcançará 30 partidas de invencibilidade, igualando marca histórica conquistada pela Azzurra entre

ITALIA
ITALIA

Redação Publicado em 20/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h09


Grupo A disputa sua última rodada ainda com Suíça e Turquia sonhando com classificação. Jogos acontecem simultaneamente às 13h (horário de Brasília)

A última rodada da fase de grupos tem início neste domingo na Eurocopa, com dois jogos válidos pelo Grupo A da competição. A Itália entra em campo já classificada contra a seleção de País de Gales, que precisa de um empate para assegurar vaga nas oitavas de final. Em situações mais complicadas, Suíça e Turquia jogam no mesmo horário.

As partidas estão marcadas para as 13h (horário de Brasília) e terão transmissão do SporTV e acompanhamento em tempo real do ge

Vem recorde aí?

Caso não seja derrotada neste domingo, a seleção italiana alcançará 30 partidas de invencibilidade, igualando marca histórica conquistada pela Azzurra entre 1935 e 1939, sob comando do técnico bicampeão do mundo Vitorio Pozzo.

Diante do País de Gales, em Roma, o atual comandante Roberto Mancini indicou que deve poupar alguns de seus titulares. Nomes como Belotti, Bernardeschi e Chiesa devem ganhar oportunidades para começaram jogando. Verratti, recuperado de lesão no joelho, fará sua estreia, mas ainda não se sabe se como titular.

– Será o terceiro jogo em 10 dias, os primeiros foram particularmente desgastantes e há alguns jogadores cansados. Esta é provavelmente a única partida em que podemos fazer algumas alterações, porque as outras serão decisivas. Mas sabemos que o resultado não vai mudar – analisou o técnico.

Roberto Mancini conversa com jogadores da Itália durante treino de sábado — Foto: REUTERS/Alberto Lingria

Roberto Mancini conversa com jogadores da Itália durante treino de sábado — Foto: REUTERS/Alberto Lingria

A seleção galesa, semifinalista da última edição e embalada por boa atuação de Bale contra a Turquia, ainda pode sonhar com o primeiro lugar, que virá em caso de vitória. Para avançar sem depender de mais ninguém, basta um empate. Mas a vaga nas oitavas pode vir até mesmo em caso de derrota – para isso, a Suíça não pode vencer tirando a diferença de saldo de gols, que hoje é de cinco.

– Não podemos fazer planos para a classificação, se quatro pontos bastam para passar, brilhante. Vamos escolher uma time para enfrentar a Itália e tentar conseguir a vitória. Queremos ganhar todos os jogos que disputamos, e no domingo não será diferente – disse o técnico Robert Page.

Bale durante treino de País de Gales antes de enfrentar a Itália — Foto: REUTERS/Ryan Pierse

Bale durante treino de País de Gales antes de enfrentar a Itália — Foto: REUTERS/Ryan Pierse

Prováveis escalações:

  • Itália: Donnarumma; Rafael Toloi, Acerbi, Bastoni e Emerson; Locatelli, Jorginho e Verratti; Chiesa, Bernardeschi e Belotti
  • País de Gales: Ward; Roberts, Mepham, Rodon e Davies; Ampadu, Allen e Ramsey; Bale, James e Moore
  • Pendurados: Davies, Mepham e Moore (País de Gales)

Em busca da primeira vitória

Suíça e Turquia jogam em Baku para manterem vivo o sonho de classificação ao mata-mata. Os suíços, com um ponto, ainda almejam o segundo lugar, mas precisam de uma derrota galesa, além de tirar cinco gols de saldo. Aos turcos, resta vencer para terminar em terceiro e aguardar as campanhas de outros grupos. O saldo também joga contra: menos cinco gols.

O jogo promete ser aberto, já que um empate elimina as duas equipes. O retrospecto é favorável aos turcos, que venceram oito dos 15 duelos na história. Çalhanoglu e Yilmaz comandam o ataque que ainda busca balançar a rede pela primeira vez nesta Euro.

– Este time é jovem. Nunca disputou antes um torneio destes. Sei que a expectativa era grande, mas esse time criou essa expectativa com suas boas exibições – disse o técnico turco Senol Gunes.

Treino da Turquia antes de jogo contra a Suíça: seleção busca milagre na Euro — Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko

Treino da Turquia antes de jogo contra a Suíça: seleção busca milagre na Euro — Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko

O meia suíço Zuber externou que o elenco está decepcionado após perder por 3 a 0 para a Itália, mas não joga a toalha.

– Estamos decepcionados. E não apenas o time, a nação está desapontada. Mas sabemos o que é estar do outro lado e esse é o nosso objetivo: estar do outro lado no domingo. Precisamos de um gol a mais que a Turquia.

Zuber e Xhaka durante treino da Suíça — Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko

Zuber e Xhaka durante treino da Suíça — Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko

Prováveis escalações:

  • Suíça: Sommer; Elvedi, Schar e Akanji; Mbabu, Freuler, Xhaka e Rodríguez; Shaqiri, Embolo e Gavranovic
  • Turquia: Çakir; Çelik, Demiral, Soyuncu e Muldur; Auhan, Kahveci, Çalhanoglu e Under; Dervisoglu e Yilmaz
  • Pendurados: Embolo, Gavranovic e Schar (Suíça); Çalhanoglu, Dervisoglu, Soyuncu e Yilmaz (Turquia)

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias