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GP da França retorna à F1 com mudanças no Circuito de Paul Ricard

De volta ao calendário da Fórmula 1 após um ano de ausência provocado pela pandemia do coronavírus, o GP da França vem com pequenas alterações em cerca de 70%

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Redação Publicado em 14/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h14


Sem grandes alterações estruturais, pista promete ser mais suave e com melhores disputas no traçado; ausente do calendário 2020 devido à pandemia de Covid-19, etapa será realizada neste fim de semana

De volta ao calendário da Fórmula 1 após um ano de ausência provocado pela pandemia do coronavírus, o GP da França vem com pequenas alterações em cerca de 70% do traçado em Paul Ricard. As mudanças, que envolvem o recapeamento da pista de 5,8 km e a remodelação de 14 das 15 curvas, foram concluídas neste mês; porém, foram limitadas para não alterar drasticamente as configurações do circuito.

Com isso, a ideia de adicionar mais um ponto de ultrapassagem na pista com a reformulação das primeiras curvas do traçado, debatida no início de 2020 pela direção da prova, foi abandonada.

As mudanças mais acentuadas foram feitas nas curvas 5 e 7. A primeira passou por mudanças visando melhorar a drenagem da pista; com isso, uma espécie de lombada (criada para melhorar o sistema de drenagem) na trajetória dos carros promete desafiar os pilotos. Já a segunda traz alterações na aderência da pista, que estará mais lisa e vai atuar sobre a velocidade dos carros antes da curva 8.

– Ela fica antes de uma longa reta, então a aderência nessa curva em particular será fundamental para a velocidade e a ultrapassagem. Definitivamente, os pilotos sentirão que está muito menos acidentado na área recém-restaurada. Nas partes que não fizemos, principalmente as retas, eles vão sentir os solavancos – antecipou Jarno Zaffelli, proprietário da empresa responsável pelas alterações.

Além das novidades, que excluem a curva 10 (Signes), o asfalto na entrada do pitlane também foi refeito. A manutenção das características de Paul Ricard se justifica pelo fato da pista também servir como palco de testes – da fornecedora de pneus da F1, por exemplo.

Boxes de Paul Ricard — Foto: Reprodução

Boxes de Paul Ricard — Foto: Reprodução

As propostas anteriores de mudança em Paul Ricard, desconsideradas diante da impossibilidade de se alterar drasticamente o traçado do circuito, previam principalmente a redução do arrasto na pista. Apesar disso, a expectativa é que as reformulações sejam proveitosas, afirma Zaffelli:

– Havia uma quantidade elevada de pequenos refinamentos e ajustes que poderíamos implementar e tentamos fazer. O foco era realmente esse nesta fase. Isso foi feito e ficamos felizes com os resultados. Mas, agora, precisamos ver a Fórmula 1 chegando lá.

A última edição da etapa francesa, em 2019 foi vencida por Lewis Hamilton. No entanto, em uma temporada de recorde de ultrapassagens, a corrida registrou apenas 32 manobras, abaixo da média de 58 por corrida – de um total de 1232 ao longo do ano.

Arte horários GP da França 2021 — Foto: Infoesporte

Arte horários GP da França 2021 — Foto: Infoesporte

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Fontes: Ge – Globo Esporte.

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