Diário de São Paulo
Siga-nos

Daniel Dias será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Paralimpíadas

O porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Paralimpíadas de Tóquio 2020 não poderia ser outro. Um dos maiores ídolos do esporte nacional,

brasil
brasil

Redação Publicado em 03/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h03


O porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Paralimpíadas de Tóquio 2020 não poderia ser outro. Um dos maiores ídolos do esporte nacional, Daniel Dias se despediu das piscinas depois de completar sua coleção de 27 medalhas paralímpicas ao conquistar três bronzes no Japão. Mas o último adeus será no domingo, às 8h (horário de Brasília), no Estádio Nacional de Tóquio, onde o nadador levará a bandeira do Brasil, representando o país e todos os atletas que fizeram parte da linda campanha nos Jogos. O SporTV 2 transmite o evento.

– Bom, o porta-bandeira do Brasil, como não poderia deixar de ser, é uma homenagem que todos nós fazemos ao maior da história, ao maior atleta paralímpico do Brasil, ao maior atleta da história da natação paralímpica mundial. O nosso porta-bandeira, que levará… conduzirá o pavilhão brasileiro, será o Daniel Dias – anunciou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em entrevista coletiva.

Aos 33 anos, Daniel conquistou 14 ouros, sete pratas e seis bronzes, num total de 27 pódios em quatro edições dos Jogos Paralímpicos (2008/2012/2016/2020). Em Parapans, tem 33 medalhas, todas de ouro. Em Mundiais, contabiliza 40 medalhas, sendo 31 de ouro, sete de prata e duas de bronze. É ainda o único brasileiro a ganhar três prêmios Laureus, considerado o Oscar do esporte (2009, 2013 e 2016).

Ao encerrar suas últimas braçadas, na manhã de quinta (1/9), Daniel se emocionou e explicou:

– É uma vida dedicada a isso aqui.

Nesta quinta-feira, dia seguinte à despedida de Daniel, ele já foi homenageado pela delegação brasileira. Atletas e treinadores vestiram uma camiseta com o nome dele na frente e S5, classe funcional do nadador, atrás, escrito ainda: “O maior medalhista brasileiro em Jogos Paralímpicos”. Aplaudido, Daniel ficou muito comovido:

– É uma emoção atrás da outra – disse o ídolo, com lágrimas nos olhos: – Eu quero é agradecer a cada um de vocês. Foi, para mim, um privilégio.

A cerimônia de encerramento

A cerimônia de encerramento das Paralimpíadas de Tóquio 2020 terá o tema Cacofonia Harmoniosa”. A ideia é promover a compreensão da diversidade e transformar as diferenças entre as pessoas em uma unidade compartilhada.

Além da presença de Daniel Dias como porta-bandeira brasileiro, já se sabe que haverá um momento dedicado ao I’mPOSSIBLE, que, como explica o site do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), é um “programa educacional desenvolvido pela Agitos Foundation, o braço de desenvolvimento do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), para divulgar os valores paralímpicos e a visão do Movimento Paralímpico para jovens em todo o mundo. Por meio da educação de inclusão e dos valores paralímpicos, I’mPOSSIBLE visa desafiar e mudar a percepção de como os jovens percebem as pessoas com deficiência, criando assim uma sociedade mais inclusiva”. O programa foi adotado por 37 comitês nacionais, atingindo cerca de 6.400 professores e 216.000 alunos até o momento.

No último dia 31 de agosto, o porta-voz do IPC, Craig Spence, confirmou que durante a cerimônia acontecerá o I’mPOSSIBLE Award, prêmio relacionado ao programa. Serão premiados dois atletas paralímpicos, um homem e uma mulher, por sua contribuição para a inclusão por meio do paraesporte, além de três escolas: duas no Japão e uma no exterior.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias