Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo 2034

Copa do Mundo 2034: Arábia Saudita lança oficialmente sua candidatura como sede

A Copa do Mundo de 2034 terá sua sede na Ásia ou na Oceania

Copa do Mundo 2034: Arábia saudita lança oficialmente sua candidatura como sede - Imagem: reprodução Twitter@dibrousports
Copa do Mundo 2034: Arábia saudita lança oficialmente sua candidatura como sede - Imagem: reprodução Twitter@dibrousports

Lillia Soares Publicado em 09/10/2023, às 14h27


A Arábia Saudita formalizou seu interesse em sediar a Copa do Mundo de 2034. A Federação Saudita de Futebol (SAFF) enviou uma carta à FIFA nesta segunda-feira, apenas cinco dias após expressar seu desejo de realizar o torneio. A SAFF afirma ter o apoio de mais de 70 países de diferentes partes do mundo.

- Na semana passada, nós anunciamos nossas ambições de sediar a Copa do Mundo de 2034, e esta inscrição continua nossa jornada para tornar realidade os sonhos do nosso povo. Estamos extremamente comprometidos em apresentar a candidatura mais competitiva possível que também vai ajudar a unir o mundo por meio do futebol - comentou o presidente da federação saudita, Yasser Al Misehal.

Após uma reunião do Conselho da FIFA, foi decidido que a Copa do Mundo de 2034 terá sua sede na Ásia e/ou na Oceania. Os países interessados têm até 31 de outubro para apresentar suas candidaturas, e a expectativa é de que o vencedor seja escolhido no último trimestre de 2024.

De acordo com informações do portal G1, essa decisão foi tomada levando em consideração o mecanismo de rotatividade, que implica que uma confederação continental deve esperar pelo menos duas edições antes de ter novamente um ou mais de seus países-membros como anfitriões.

A Copa de 2026 será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá (Concacaf), e durante a mesma reunião, foi anunciado que a Copa de 2030 acontecerá principalmente em Marrocos (África) e Portugal e Espanha (Europa), com jogos inaugurais no Uruguai, Argentina e Paraguai, em celebração ao centenário do torneio.

A Arábia Saudita optou por retirar sua candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030, de acordo com relatos da mídia espanhola, devido à forte candidatura conjunta apresentada por Espanha, Portugal e Marrocos. Como resultado, a Arábia Saudita está agora direcionando seus esforços para a candidatura de 2034.

Recentemente, a Arábia Saudita lançou um ambicioso programa de investimento no futebol, atraindo astros como Neymar, Cristiano Ronaldo e Benzema para o país. Além disso, o país se prepara para hospedar o Mundial de Clubes de 2023, com o Manchester City já assegurado como participante, e também está programado para receber a Copa da Ásia de 2027.

Compartilhe  

últimas notícias