Diário de São Paulo
Siga-nos

Arábia Saudita anuncia prédio com 170 km de extensão

Mega projeto do príncipe herdeiro saudita foi anunciado como uma cidade vertical com capacidade para 9 milhões de residentes

Projeto de mega prédio com 170 km de extensão foi anunciado para a cidade de Neom, na Arábia Saudita - Imagem: Divulgação | Neom
Projeto de mega prédio com 170 km de extensão foi anunciado para a cidade de Neom, na Arábia Saudita - Imagem: Divulgação | Neom

G1 Publicado em 29/07/2022, às 11h39


Um prédio de 170 km de extensão, 500 metros de altura e 200 metros de largura é a mais nova mega construção anunciada para Neom, nome da cidade idealizada pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman.

Seguindo o exemplo de cidades como Dubai e Doha, Neom é uma cidade planejada e idealizada que foi anunciada em 2017, mas que suas obras ainda não começaram. Segundo o príncipe, a cidade compreenderia "empreendimentos urbanos positivos em carbono movidos a energia 100% limpa".

Um desses empreendimentos será o prédio The Line, uma enorme construção linear que está prevista para acomodar 9 milhões de residentes em uma área de 34 metros quadrados. Segundo o site de divulgação do projeto, essa escolha foi feita para acomodar uma grande quantidade de pessoas em uma área de terra relativamente pequena, como forma de preservação ambiental.

Se for realmente construído, a cidade vertical não terá carros e será totalmente abastecida por energia renovável.

Para ter uma noção do tamanho dessa construção, se ele fosse começasse no centro de São Paulo, o outro lado do prédio estaria próximo da cidade de Guaratinguetá, no interior do estado. Já se fosse na zona sul do Rio de Janeiro, ele passaria de Juiz de Fora em Minas Gerais. Ocuparia quase todo o litoral de Pernambuco, que tem aproximadamente 187 km de extensão.

Não há previsão de início das obras e o projeto será exibido para o público na primeira quinzena de agosto em Jeddah, uma das maiores cidades da Arábia Saudita.

Compartilhe  

últimas notícias