Diário de São Paulo
Siga-nos

Com 13 anos e 1,33m de altura, ginasta da Maré vira xodó no Brasileiro e mira 2024

O jeitinho de menina encantou de cara. Com apenas 1,33m de altura, Hellen Silva virou o xodó da torcida no Campeonato Brasileiro de ginástica artística, em

Com 13 anos e 1,33m de altura, ginasta da Maré vira xodó no Brasileiro e mira 2024
Com 13 anos e 1,33m de altura, ginasta da Maré vira xodó no Brasileiro e mira 2024

Redação Publicado em 04/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h02


Medalhista com o Flamengo em seu 1º nacional adulto, Hellen Silva se inspira em Rebeca Andrade e Flávia Saraiva a caminho das Olimpíadas

O jeitinho de menina encantou de cara. Com apenas 1,33m de altura, Hellen Silva virou o xodó da torcida no Campeonato Brasileiro de ginástica artística, em Aracaju. Foram muitas as mensagens de apoio que a ginasta do Flamengo recebeu após o ouro por equipes e o bronze do salto já em seu primeiro nacional adulto.

– Está sendo muito bom e legal, porque eu não esperava que ia acontecer isso. Eles estão falando tipo: “Parabéns, você é foi muito boa, não precisa ficar triste, não deixa isso te abalar. Você é muito pequenininha, você é muito fofinha”. São várias mensagens carinhosas – contou a garota de 13 anos.

Hellen Silva no Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Hellen Silva no Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Hellen mora na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Ela deu seus primeiros passos na ginástica aos oito anos.

– Eu ficava que nem uma doida pulando em casa. A minha mãe ficava com muito medo de eu me machucar, ficava falando: “Hellen, cuidado, você vai acabar quebrando alguma coisa”. Aí meu irmão falou pra minha mãe me levar numa vila olímpica perto de casa, e os professores de lá viram que eu tinha talento. Eles me mandaram para o Flamengo. E fiquei até a equipe juvenil e se Deus quiser, até lá em cima.

Hellen Silva conquista o bronze no salto no Brasileiro de Ginástica Artística

Apesar de já competir entre as adultas no Brasileiro, Hellen tem apenas 13 anos e ainda está na categoria juvenil. Ela só pode disputar competições internacionais adultas a partir de 2024, ano das Olimpíadas de Paris. A ginasta sonha estar nos Jogos da França, inspirada pela companheira de equipe campeã olímpica Rebeca Andrade.

– Foi fantástico, porque ela (Rebeca) ganhou ouro em Tóquio. É muito legal ver ela do seu lado treinando com você. Eu me inspiro bastante na Rebeca porque eu me imagino em 2024 nas Olimpíadas, em Paris.

Hellen treinou em casa na comunidade da Maré durante o auge da pandemia do coronavírus.

Por seu tamanho e seu jeito de menina, Hellen é muito comparada a Flávia Saraiva, que também tinha esses traços quando era juvenil. A finalista olímpica da trave também é uma inspiração.

– Às vezes falam assim: “Nossa, você é igual à Flavinha”. E eu quero ser igual a ela, sabe? Ser boa igual a ela, fazer as coisas que ela faz.

No caminho até as Olimpíadas, Hellen tem o apoio não apenas de Rebeca e Flávia, mas também de Jade Barbosa e Daniele Hypolito. As duas medalhistas em Mundiais consolaram a pequena ginasta quando ela caiu da trave no primeiro dia de competições.

– É muito bom ter uma pessoa da seleção brasileira te aconselhando. O que ela está falando você vai levar para o resto da vida. Elas deixam a gente mais calma. Então é muito bom para mim.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias