Diário de São Paulo
Siga-nos

Código de conduta de Tóquio 2020 encoraja vacina, estipula regras de quarentena e distanciamento social

O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio divulgou nesta quarta-feira a primeira versão do chamado Playbook, um código de conduta com diretrizes a serem

vacina
vacina

Redação Publicado em 03/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h35


Não será permitido uso de transporte público ou ida a restaurantes nos primeiro 14 dias no país. Torcedores deverão bater palmas em vez de gritar ou cantar

O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio divulgou nesta quarta-feira a primeira versão do chamado Playbook, um código de conduta com diretrizes a serem seguidas antes, durante e após o evento. Este documento tem linhas mais gerais e é destinado a Federações Internacionais. Versões específicas voltadas atletas e imprensa serão publicados nos próximos dias. As medidas visam tornar as Olimpíadas e Paralimpíadas seguras em meio à pandemia de Covid-19.

Os principais tópicos do documento divulgado nesta quarta-feira foram:
– a não obrigatoriedade da vacina, mas o encorajamento para que atletas sejam imunizados
– a obrigatoriedade de download de um aplicativo de monitoramento de saúde e localização
– a obrigatoriedade de testes antes da viagem e na chegada ao Japão, além de quarentena de 14 dias
– recomendação para que torcedores apoiem os atletas batendo palmas em vez de gritando

– A saúde e a segurança de todos são nossa prioridade máxima. Todos temos nossos papeis. É por isto que estes códigos foram criados, com regras que farão cada um de nós um contribuinte ativo para os Jogos. Sabemos que esses Jogos serão diferentes de muitas maneiras. Para todos os participantes haverá condições e restrições que requerem flexibilidade e compreensão – disse o diretor executivo dos Jogos no COI, Christophe Dubi, que participou por vídeoconferência.

Durante a entrevista coletiva de apresentação do código, um portavoz do Comitê afirmou que não haverá obrigatoriedade de vacina para entrar no Japão e participar do evento. No código, no entanto, o tópico sobre a vacina encoraja que os atletas sejam vacinados assim que grupos prioritários estiverem imunizados. A vacina não isentará alguém de seguir todos os protocolos estabelecidos pela organização.

Todos deverão cumprir quarentena de 14 dias na chegada ao país. Neste período só será permitido deixar as acomodações do hotel para ir a arenas oficiais e uma lista limitada de locais (ainda a serem divulgados). Nesta janela será proibido usar transporte público, ir a restaurantes e bares e ter qualquer tipo de atividade turística.

Mesmo após o período de 14 dias todos deverão evitar contatos desnecessários, aglomerações e manter um mínimo de 1m de distância para outras pessoas – 2m, no caso dos atletas. Todas as delegações terão um profissional responsável por monitorar o cumprimento das regras de combate à disseminação da Covid, e será necessário assinar um documento concordando com o código de conduta.

Orientações de higiene estão no início do código e são incentivadas — Foto: Reprodução / Tóquio 2020

Orientações de higiene estão no início do código e são incentivadas — Foto: Reprodução / Tóquio 2020

Os organizadores não quiseram antecipar possíveis punições a quem não cumprir os protocolos de segurança, afirmando apenas que, se necessário, um comitê disciplinar poderá ser instaurado. Em caso de teste positivo de Covid, a pessoa deverá ser imediatamente isolada. Detalhes sobre como as medidas afetarão a competição, caso o positivado seja um atleta, por exemplo, não constarão nos códigos.

Torcedores são encorajados a apoiar os competidores apenas batendo palmas, sem gritar ou cantar.

Todos deverão apresentar testes do tipo PCR com resultado negativo antes de viajar ao Japão e, dependendo do país de origem, também serão testados na chegada. A testagem durante o evento será regular e constante, com intervalos variando de acordo com a função da pessoa no evento.

Pessoas envolvidas nos Jogos terão que baixar aplicativo, fazer teste e quarentena — Foto: Reprodução / Comitê Tóquio 2020

Pessoas envolvidas nos Jogos terão que baixar aplicativo, fazer teste e quarentena — Foto: Reprodução / Comitê Tóquio 2020

Quaisquer sintomas deverão ser relatados. Será obrigatório o download de um aplicativo que ajudará a monitorar a saúde e a localização de todos os envolvidos para que a exposição possa ser rastreada em caso de um teste positivo.

Versões específicas com diretrizes para atletas e imprensa serão publicadas nos próximos dias. Todos os documentos de conduta serão atualizados em abril e junho. Os Jogos Olímpicos estão confirmados de 23 de julho a 8 de agosto de 2021 na capital japonesa. Os Jogos Paralímpicos serão de 24 de agosto a 5 de setembro.

.
.
.
Fonte: GE – Globo Esporte.
Compartilhe  

últimas notícias