Diário de São Paulo
Siga-nos

Caos e imprevisibilidade: relembre as quatro corridas da F1 no Azerbaijão

Em 2021, o GP do Azerbaijão retorna ao calendário da F1 após um ano fora como consequência da pandemia de Covid-19. Jovem, o circuito de rua de Baku recebeu

F1
F1

Redação Publicado em 03/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h28


Circuito de rua de Baku se prepara para receber seu quinto GP sem nunca ter repetido vencedores; local foi palco de acidentes determinantes para vencedor de corridas

Em 2021, o GP do Azerbaijão retorna ao calendário da F1 após um ano fora como consequência da pandemia de Covid-19. Jovem, o circuito de rua de Baku recebeu quatro corridas até então, quase todas marcadas por incidentes e resultados imprevisíveis. Tanto é que a pista nunca teve um vencedor repetido em sua pequena história, que começou em 2016.

Vale ressaltar: das quatro corridas disputadas, apenas três são consideradas GP do Azerbaijão, já que a prova inaugural do circuito de Baku, em 2016, foi realizada como GP da Europa.

2016 – Onde tudo começou

De todas a corridas disputadas, foi sem dúvidas a que mais deixou a desejar no quesito emoção. O circuito montado na capital do Azerbaijão tinha características desafiadoras: muros estreitos, pequenas áreas de escape e o trecho de maior aceleração plena do calendário. Um convite a uma corrida tumultuada. Só que não.

Em uma prova sem incidentes na largada, sem nenhuma batida, sem entrada de safety car e com apenas quatro abandonos (todos por problemas mecânicos), o pole position Nico Rosberg passeou com imensa tranquilidade para vencer de ponta a ponta.

2017 – Destempero de Vettel, azar de Massa e sorte de Ricciardo

Aconteceu absolutamente tudo na edição 2017 Em praticamente uma corrida de sobrevivência, melhor para Daniel Ricciardo que, largando da 10ª colocação, saiu ileso de diversas confusões na prova e venceu a primeira dele na temporada, quinta na carreira.

Ricciardo comemora a vitória no Azerbaijão em 2017 — Foto: Getty Images

Ricciardo comemora a vitória no Azerbaijão em 2017 — Foto: Getty Images

O triunfo da RBR também foi o primeiro de 2017 de uma equipe que não fosse Ferrari ou a Mercedes. Na segunda colocação ficou Valtteri Bottas, que chegou a ser o último após toque com Kimi Raikkonen na largada, e ultrapassou Lance Stroll a metros da linha de chegada quando ninguém mais esperava. O canadense, porém, tem muito a comemorar. Muito criticado no início da temporada, ele garantiu o terceiro lugar, seu primeiro pódio na Fórmula 1 aos 18 anos de idade.

Pódio do GP do Azerbaijão de 2017 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Pódio do GP do Azerbaijão de 2017 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Mas você deve estar se perguntando, e Vettel? E Hamilton? Os rivais diretos na briga pelo título terminaram colados um no outro, porém, na quarta e quinta posições respectivamente. O inglês liderou grande parte da corrida, com o alemão próximo, mas um safety car mudou tudo.

Vettel acertou a traseira de Hamilton, quando o tricampeão freou tentando abrir distância para o carro de segurança. O piloto da Ferrari ficou extremamente irritado com a situação, e jogou o carro propositalmente para cima do britânico batendo lateralmente pneu com pneu. Vettel foi punido com um drive through de 10s, mas acabou beneficiado por um problema com a espuma protetora no carro de Hamilton, que teve que parar nos boxes para trocar a peça.

Vettel e Hamilton batida F1 GP de Baku Azerbaijão — Foto: Reprodução/F1

Vettel e Hamilton batida F1 GP de Baku Azerbaijão — Foto: Reprodução/F1

O tetracampeão cumpriu a punição e conseguiu voltar à frente do rival, ampliando a liderança no campeonato para 14 pontos. Hamilton, ainda na pista, reclamou muito da punição dada a Vettel pela organização de prova, por considerar “pequena demais” diante da atitude do alemão.

Já Felipe Massa viveu um dia em que foi do céu ao inferno. O brasileiro iniciou a prova fazendo grande largada, quando saiu de nono para sexto ainda na primeira volta. Rei das relargadas, ele aproveitou as entradas do safety car, para ir galgando posições no grid.

Primeiro ultrapassou Raikkonen e Esteban Ocon, para ser o quarto. Na segunda relargada, foi para cima de Sergio Pérez e assumiu a terceira colocação. A próxima vítima parecia ser Vettel. A corrida, então, foi interrompida com bandeira vermelha para que a organização pudesse limpar os detritos na pista.

Felipe Massa no GP de 2017 do Azerbaijão — Foto: Melzer/ullstein bild via Getty Images

Felipe Massa no GP de 2017 do Azerbaijão — Foto: Melzer/ullstein bild via Getty Images

Ao voltar para a pista para andar atrás do safety car, Massa relatou para que a equipe que o carro da Williams tinha problemas. O temor se tornou realidade na relargada, e Felipe foi perdendo rendimento aos poucos até abandonar duas voltas depois, quando já estava em último lugar.

2018 – Trapalhada das RBR, vacilo de Vettel e bola na trave de Bottas

Hamilton vinha numa discreta terceira posição em Baku, diante do domínio de Sebastian Vettel e Valtteri Bottas. Mas, como num passe de mágica, uma série de acontecimentos mudou a corrida, e o inglês herdou a liderança a três voltas do fim para vencer pela primeira vez naquela temporada. E mais: na ocasião, o piloto da Mercedes assumiu a primeira posição no campeonato.

Lewis Hamilton no pódio do GP do Azerbaijão — Foto:  Clive Mason/Getty Images

Lewis Hamilton no pódio do GP do Azerbaijão — Foto: Clive Mason/Getty Images

A corrida de 2018 teve uma reviravolta quando Verstappen e Ricciardo, ambos na RBR, se chocaram na briga pela quarta posição e provocaram intervenção do safety car. Bottas, que ainda não tinha feito o pit stop e liderava temporariamente, aproveitou para trocar os pneus supermacios usados desde a largada por ultramacios novos, enquanto Vettel, que já havia feito a mudança de supermacios para macios, fez novo pit stop para ficar nas mesmas condições do finlandês nas voltas finais e tentar um ataque.

RBR acidente no GP do Azerbaijão de 2018 — Foto: Reprodução

RBR acidente no GP do Azerbaijão de 2018 — Foto: Reprodução

Na relargada, Vettel tentou ultrapassar Bottas, mas errou a freada no fim da reta dos boxes e perdeu a segunda e terceira posições para Hamilton e Raikkonen. Mas logo depois o finlandês da Mercedes deu um incrível azar ao passar em cima de um detrito na reta dos boxes e ter o pneu traseiro direito furado, tendo de abandonar. Lewis cruzou a linha de chegada com tranquilidade à frente de Kimi e Sergio Perez, que passou Vettel e jogou o alemão quarto.

Pneu furado tirou vitória de Valtteri Bottas no Azerbaijão — Foto: Reprodução

Pneu furado tirou vitória de Valtteri Bottas no Azerbaijão — Foto: Reprodução

2019 – Redenção para Bottas

Em 2019, Valtteri Bottas liderou a quarta dobradinha seguida da equipe alemã na temporada. Saindo da pole position no grid, o finlandês segurou a liderança no início, perdeu a ponta para Charles Leclerc após a parada dos boxes, mas retomou o primeiro lugar na parte final da corrida.

Valtteri Bottas comemora a vitória no GP do Azerbaijão de 2019 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Valtteri Bottas comemora a vitória no GP do Azerbaijão de 2019 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Sem grande brilho, Lewis Hamilton recebeu a quadriculada na mesma posição que largou, o segundo lugar. A nova dobradinha das Flechas de Prata marcou o melhor início de uma equipe na história da categoria, superando as três dobradinhas seguidas da Williams em 1992.

Saindo da oitava colocação no grid, Leclerc emendou uma série de ultrapassagens, até alcançar a liderança quando Vettel e a dupla da Mercedes foram ao box. Líder por grande parte da corrida, o monegasco da Ferrari estendeu o stint com os pneus médios até a volta de número 35. Entretanto, com pneus macios o carro #16 não rendeu, e o piloto de 21 anos só conseguiu uma ultrapassagem sobre Pierre Gasly, terminando em quinto.

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton dividem curva no GP do Azerbaijão — Foto: Charles Coates/Getty Images

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton dividem curva no GP do Azerbaijão — Foto: Charles Coates/Getty Images

Em corrida discreta, Vettel fechou em terceiro, com Verstappen logo atrás, em quarto. Sérgio Pérez, o quinto no grid, terminou uma posição atrás, em sexto. Boa corrida para a McLaren, que colocou os dois carros dentro da zona de pontuação, com Carlos Sainz Jr em sétimo e Lando Norris em oitavo. Lance Stroll, nono com a Racing Point, e Kimi Raikkonen, décimo com a Alfa Romeo, fecharam os dez primeiros colocados em Baku.

Arte Horários GP do Azerbaijão — Foto: Infoesporte

Arte Horários GP do Azerbaijão — Foto: Infoesporte

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias