Diário de São Paulo
Siga-nos

Calendário mais flexível evita que São Paulo tenha que jogar o Paulistão no Rio de Janeiro

Ao contrário de seus três principais rivais, o São Paulo, por enquanto, se livrou de ter que viajar para fora do estado para jogar partidas do Campeonato

São Paulo
São Paulo

Redação Publicado em 24/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h27


Ao contrário de rivais, equipe do Morumbi só tem o Estadual em disputa até o fim de abril

Ao contrário de seus três principais rivais, o São Paulo, por enquanto, se livrou de ter que viajar para fora do estado para jogar partidas do Campeonato Paulista, impedido de ser disputado em seu local de origem por determinação do governo estadual.

Nesta semana, enquanto Santos, Corinthians e Palmeiras precisaram se organizar para encaixar partidas marcadas em cima da hora no Rio de Janeiro em suas programações, o São Paulo divulgou que fará treinos diários, sempre pela manhã, até a sexta-feira.

O calendário tricolor é o principal motivo de o time não ter sido envolvido ainda nessas remarcações, mas foi por pouco – e por causa do calendário alviverde.

O São Paulo só joga o Campeonato Paulista até estrear na Libertadores, que tem a primeira rodada da fase de grupos prevista para a semana do dia 21 de abril.

Palmeiras, Corinthians, Red Bull Bragantino e Santos são os clubes que mais preocupam a Federação Paulista de Futebol nessa paralisação por disputarem outras competições.

Nenhum mais do que o Palmeiras, que já tem um jogo a menos do que os demais times do Paulista – o duelo contra o São Bento, que será disputado nesta quarta, em Volta Redonda – e ainda disputará a Recopa Sul-Americana (contra o Defensa y Justicia, em jogos de ida e volta) e a Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, em jogo único.

As duas taças estão programadas para serem disputadas ainda durante a fase de grupos do Paulista: a Recopa Sul-Americana em 7 e 14 de abril, a Supercopa do Brasil em 11 de abril.

Por causa da determinação do governo de São Paulo, que apertou as medidas de restrição para tentar conter a epidemia de Covid-19, o clássico Palmeiras x São Paulo, previsto para o último sábado, precisou ser adiado.

E ele quase foi remarcado para a próxima sexta-feira.

O que os jogadores do São Paulo estão fazendo na folga?

O que os jogadores do São Paulo estão fazendo na folga?

A FPF queria que São Bento x Palmeiras fosse jogado nesta terça-feira, em Volta Redonda, mesmo dia e local em que se enfrentaram Mirassol e Corinthians. O Palmeiras, porém, avisado na tarde de segunda-feira, demonstrou incômodo, e o jogo foi marcado para o dia seguinte.

O confronto na quarta impede que o Palmeiras jogue na sexta, como fará o Corinthians, que enfrentará o Retrô, de Pernambuco, em Saquarema, pela Copa do Brasil – uma mudança que permitirá aos alvinegros abrir espaço na agenda no futuro, já que essa partida ainda nem tinha data e foi marcada para aproveitar a estadia do time de Vagner Mancini no Rio.

Não há previsão de disputar jogos do Paulista no Rio de Janeiro no final de semana por causa da disputa do Carioca – que também deve usar cidades do interior, já que partidas na capital estão vetadas a partir desta quarta.

O Santos, que disputa a segunda fase da Libertadores, enfrentaria a Ponte Preta em São Januário na quinta-feira. A Prefeitura do Rio de Janeiro, porém, negou o recebimento da partida, e os clubes agora aguardam novas definições da FPF.

Reforços do São Paulo, caso de Miranda, treinam e ainda não sabem quando o time joga — Foto:  Felipe Espindola / www.saopaulofc.net

Reforços do São Paulo, caso de Miranda, treinam e ainda não sabem quando o time joga — Foto: Felipe Espindola / www.saopaulofc.net

A suspensão de jogos em São Paulo vale até o dia 31 de março, mas há o temor entre os dirigentes de que as medidas restritivas sejam estendidas por mais tempo. Nesta terça, o estado registrou 1.021 mortes por Covid-19, recorde diário na pandemia.

Se houver a liberação das partidas na data programada, o mais provável é que o São Paulo enfrente o Ituano no meio da semana que vem pela oitava rodada do Paulista, e que os jogos já adiados sejam remarcados para outras datas nas próximas semanas.

Há a percepção na Federação Paulista de que nenhum outro jogo será remarcado para fora do estado de São Paulo nesta semana, principalmente pela dificuldade de encontrar cidades dispostas ou em condições de receber as partidas.

Mas a necessidade de fazer o calendário andar se sobrepõe, e não está descartada a possibilidade de qualquer jogo ganhar um novo local de última hora caso uma oportunidade apareça.

O São Paulo, pelo menos por enquanto, ainda não precisou fazer as malas.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe