Diário de São Paulo
Siga-nos
LANÇAMENTO

Assassinato de MC Daleste ganha documentário; confira data de estreia

MC Daleste foi morto enquanto fazia um show em Campinas, na noite de 6 de julho de 2013

MC Daleste foi morto enquanto fazia um show em Campinas, na noite de 6 de julho de 2013 - Imagem: Reprodução/Instagram @dalesteoriginal
MC Daleste foi morto enquanto fazia um show em Campinas, na noite de 6 de julho de 2013 - Imagem: Reprodução/Instagram @dalesteoriginal

Ana Rodrigues Publicado em 18/02/2024, às 16h46


Daniel Pellegrini, mais conhecido como MC Daleste, foi morto com um tiro no peito enquanto fazia um show em Campinas, São Paulo, na noite do dia 6 de julho de 2013, aos 20 anos de idade. Porém, quase 11 anos depois do crime, o autor do disparo não foi identificado. O caso virou uma série documental.

Segundo o Metrópoles, o documentário vai ser dirigido por Guilherme Belarmino e Eliane Scardovelli. Nomeado como MC Daleste - Mataram o Pobre Loco se debruçou sobre as quase mil páginas do processo - que já foi arquivado - e, ainda traz novidades sobre o assassinato. Os cineastas esperam que, após a série, o caso seja reaberto. Sua estreia será na próxima sexta-feira (23), no Globoplay.

Esmiuçamos detalhes do processo, fomos fundo mesmo.Encontramos lacunas e falhas e trazemos novas testemunhas. Por isso, temos esperança de que o caso volte a ser discutido e seja reaberto", declarou Eliane, em entrevista ao O Globo.

Daleste foi criado na Zona Leste de São Paulo, no bairro do Cangaíba, e era o caçula de três irmãos. Vindo de uma família de classe baixa, sua mãe morreu cedo e ele dependia do dinheiro de sua irmã mais velha para ir a la houses, local que começou sua trajetória no funk. Ele começou a ter sucesso com o "proibidão"m mas teve sucesso quando entrou de vez no funk ostentação.

O nosso doc é sobre música e crime. A base da cultura na periferia é a valorização da raiz. Daleste falava o nome das quebradas das pessoas. Ajudava muita gente, valorizava a ascensão sem esquecer de onde veio", apontou Guilherme.

Os diretores receberam, da família de MC Daleste, um HD com imagens do artista e notaram que ele também tinha um jeito diferente, para época, de interagir com seus fãs. Eliane, inclusive, acredita que ele já era um influencer.

A imagem do assassinato é um ponto central. Sem ela, o crime não teria repercutido tanto. Quando viralizou, não só no Brasil, mas no mundo, uma das principais reações foi: 'Quem é essa pessoa?'. Mas houve outra bem sintomática: essa imagem foi vista como o tratamento que um funkeiro poderia ter. Crimes com repercussão têm mais chance de resolução. Mas esse, nem com uma imagem tão brutal, teve desfecho", completou Guilherme.
Compartilhe  

últimas notícias