Diário de São Paulo
Siga-nos
Luto!

Árbitro da final da Copa de 1986, Romualdo Arppi Filho morre aos 84 anos de grave doença em SP

Romualdo Arppi Filho estava internado em um hospital em Santos para tratamento renal

Romualdo Arppi Filho - Imagem: reprodução/FPF
Romualdo Arppi Filho - Imagem: reprodução/FPF

Mateus Omena Publicado em 05/03/2023, às 15h37


Romualdo Arppi Filho, um dos árbitros mais importantes do futebol brasileiro, morreu neste domingo (5), aos 84 anos, em um hospital em Santos, no litoral de São Paulo.

A família informou que ele estava fazendo tratamento renal, mas não resistiu, informou o site Lance.

Para muitos amantes de futebol, Arppi Filho foi um dos raros integrantes da arbitragem brasileira a conseguir um grande feito: apitar uma final de Copa do Mundo. Ele ficou responsável por conduzir a decisão do Mundial de 1986, na qual a Argentina derrotou a Alemanha Ocidental por 3 a 2.

Na época, os argentinos venceram com gols de Brown, Valdano e Burruchaga. Os alemães marcaram com Rummenigge e Völler. Antes de Romualdo, em 1986, apenas Arnaldo Cezar Coelho havia conseguido o mesmo feito, na Copa de 1982. Arppi Filho participou de momentos marcantes do futebol brasileiro.

Trajetória

Romualdo Arppi Filho nasceu em Santos, em 7 de janeiro de 1939. Ele começou a carreira no apito aos 15 anos, na várzea, conciliando com o trabalho como office-boy de um escritório de exportação de café.

Ele também era Sobrinho do jogador Otacílio, que atuava na Portuguesa Santista. Arppi Filho chegou a almejar uma trajetória nos gramados. No entanto, como sempre ficava no banco de reservas, passou a buscar a carreira como árbitro na Liga de Futebol Amador de Santos. Rapidamente passou a apitar jogos na Federação Paulista de Futebol.

Em seguida, foi ganhando espaço internacional e estreou no Torneio de Verão entre Boca Juniors e Nacional-URU. Alçado aos quadros da Fifa, se notabilizou como especialista em aplicar a "Lei da Vantagem".

Por outro lado, passou por momentos de dificuldade em 1967. Ao ser afastado da Federação Paulista, Romualdo decidiu abandonar a arbitragem por anos. Ao retornar, em 1971, sua readaptação exigiu muito, a ponto de ser agredido pelo técnico João Avelino durante a partida entre Ponte Preta e Portuguesa.

Com o passar do tempo, Arppi Filho recuperou a confiança e passou a ser visto como um dos melhores árbitros do Brasil (e inclusive voltou a fazer parte dos quadros da Fifa). Mesmo assim, um grupo de detratores o chamava de "Rei dos Empates", por "amarrar" o jogo em alguns momentos.

Após conquistar destaque no setor, Arppi Filho ficou responsável por apitar as decisões do Brasileirão em 1984 e 1985, além da final do Mundial Interclubes de 1984, na qual o Independiente bateu o Liverpool por 1 a 0.

Durante o período em que atuou como árbitro, ainda esteve nos Jogos Olímpicos da Cidade do México (1968), Moscou (1980) e Los Angeles (1984). Além da decisão da Copa do Mundo, apitou outros dois jogos do Mundial: o empate em 1 a 1 entre França e União Soviética e a vitória por 2 a 0 do México sobre a Bulgária.

Após se aposentar, ele trabalhou no ramo imobiliário. Romualdo Arppi Filho deixa três filhos e três netos.

Compartilhe  

últimas notícias