Diário de São Paulo
Siga-nos
Campeonato Brasileiro

Após derrota, o Santos é rebaixado pela 1ª vez na história

O Santos perdeu para o Fortaleza por 2 a 1, na Vila Belmiro, e está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro

O Santos perdeu para o Fortaleza por 2 a 1, na Vila Belmiro, e está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro - Imagem: Reprodução/Instagram @tntsportsbr
O Santos perdeu para o Fortaleza por 2 a 1, na Vila Belmiro, e está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro - Imagem: Reprodução/Instagram @tntsportsbr

Ana Rodrigues Publicado em 07/12/2023, às 07h58


Na noite de quarta-feira (6), o Santos perdeu para o Fortaleza por 2 a 1, na Vila Belmiro, e está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Segundo o UOL, o Santos caiu na famosa Lei do Ex, onde Marinho abriu o placar. Porém, conseguiu empatar com Messias no segundo tempo e mesmo assi, levou o segundo gol nos acréscimos, com Lucero chutando do meio de campo. As vitórias do Vasco por 2 a 1 contra o Red Bull Bragantino e do Bahia por 4 a 1 sobre o Atlético-MG decretaram a queda do Peixe.

O jogo na Vila foi muito nervoso e pesado, onde a torcida tinha que se dividir entre o jogo do Santos e os de Vasco e Bahia. O time da baixada até melhorou no segundo tempo, onde empatou e teve chances para virar o jogo, mas, não teve força para reagir e evitar o inédito rebaixamento em 111 anos de história. Após o segundo gol do Fortaleza, houve invasão de campo e diversas bombas.

O Santos está sendo rebaixado no "Brasileirão Rei", primeira edição da competição nacional após a morte de Pelé em dezembro.

O Santos terminou o Campeonato Brasileiro na 17ª colocação, com 43 pontos. O Fortaleza - que apenas cumpria tabela - ficou no 10° lugar, com 54 pontos.

O começo do jogo no Santos foi ruim e praticamente viu o Fortaleza jogar. Por vários momentos, os visitantes pareciam ser os necessitados de vitória. Mesmo com uma postura abaixo do esperado e com o time desorganizado, o Peixe assustou em bolas longas com Jean Lucas, Marcos Leonardo, Furch e Soteldo. Porém, o Fortaleza parecia sempre mais perto do gol.

Aos 38 minutos da primeira etapa, o Santos foi todo para o ataque em escanteio. Na sobra, João Basso bateu mal, a bola rebateu, e Pochettino armou o contra-ataque para Marinho, na Lei do Ex, onde deslocou João Paulo e abriu o placar.

Com 40 minutos, o técnico Marcelo Fernandes mexeu de forma inédita ainda no primeiro tempo, desmontou o esquema de três zagueiros e tirou Dodô e Tomás Rincón para colocar Nonato e Lucas Lima.

O Santos até voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu chegar perto com Furch e Lucas Lima e deixou tudo igual com Messias, em um cabeceio aos 12 minutos. A Vila Belmiro balançou no momento que o time empatou.

O Peixe seguiu em cima e quase virou aos 17 minutos. Lucas Braga cruzou, porém Jean Lucas, da marca do pênalti, bateu torto.

O Santos se jogou ao ataque, mas muito mais na vontade do que na organização, enquanto o Fortaleza teve mais espaços para contra-atacar. Ao receber a informação da vitória parcial do Vasco, o Peixe se tornou mais ofensivo, porém teve que lidar com o desespero. No final, Lucero aproveitou saída desesperada de João Paulo e fez o segundo.

Os torcedores do Santos estavam atentos durante todo o tempo nos jogos do Bahia contra o Atlético-MG e o Vasco diante do Red Bull Bragantino.

Quando o Galo empatou, o estádio aumentou o volume no máximo. No desempate do Bahia, o desespero bateu e as primeiras críticas começaram. Com o empate do Red Bull Bragantino, uma nova comemoração de gol, como se fosse do próprio Santos. Mas, quando o Bahia ampliou, nova ducha d'água fria.

O sentimento de angústia tomou conta de vez da Vila Belmiro quando o Vasco fez o segundo gol contra o Bragantino. No fim, o gol derradeiro de Lucero colocou um ponto final, onde houve desespero dentro e fora de campo.

Vale relembrar, que o Santos só dependia dele mesmo para se manter na elite do futebol.

Compartilhe  

últimas notícias