Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: sem reforços, Abel busca soluções no elenco com mais improvisações no Paulistão

Com apenas Danilo Barbosa de reforço até agora, Abel Ferreira tem usado a competição para tentar encontrar soluções dentro do próprio elenco com jogadores que

ABEL
ABEL

Redação Publicado em 03/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h58


Vitória por 1 a 0 sobre o Santo André de novo teve jogadores em funções diferentes do normal

Quem tem acompanhado os jogos do Palmeiras no Paulistão já se acostumou ao “carrossel” que se tornou o time: lateral ou volante na zaga, meia em lado invertido, meio-campista na ala…

Com apenas Danilo Barbosa de reforço até agora, Abel Ferreira tem usado a competição para tentar encontrar soluções dentro do próprio elenco com jogadores que possam fazer várias funções.

Na vitória contra o Santo André, por 1 a 0, ocorreram mais alguns exemplos. O lateral-direito Garcia foi zagueiro. Gabriel Menino, volante de origem, atuou na ala direita. Gustavo Scarpa foi testado como meia pela esquerda, o lado oposto àquele em que costuma atuar.

E isso tem sido cada vez mais comum. Já houve jogos em que a equipe foi a campo sem nenhum zagueiro de ofício. O Palmeiras do Paulistão virou um grande teste para Abel ganhar alternativas para os torneios mais importantes.

Neste domingo, a melhor delas foi Gustavo Scarpa. Atuando pela esquerda, ele foi bem na armação das jogadas e fez um bonito gol se infiltrando entre os zagueiros. Depois do jogo, ganhou elogios do auxiliar João Martins.

Gabriel Menino, na ala direita, teve a atuação aprovada e também foi elogiado pela disposição de atuar em várias funções, como tem sido cada vez mais normal no Palmeiras.

– O Gabriel é daqueles jogadores coringas que temos no plantel. É volante de origem, ano passado jogou de lateral, de ponta direita, de volante… Ele nos ajuda em várias posições. No jogo passado e neste, necessitamos da ajuda dele aberto na linha pelo corredor. Teve desempenho positivo. E onde precisarmos dele é onde ele tem de estar preparado para jogar – falou João Martins.

Por outro lado, o Verdão também apresentou alguns problemas na partida. A defesa, com três garotos (Garcia, Henri e Vanderlan), esteve muito confusa, com erros de posicionamento e passes. Faltou qualidade ao Santo André para poder se aproveitar disso.

Abel Ferreira de novo usou o jogo para dar rodagem a outros meninos, como Pedro Bicalho, além de Fabinho e Giovani, que conseguiram fazer um jogo decente e vão ganhando espaço aos poucos entre os profissionais.

Como o treinador português já deixou claro, foi mais um grande teste, que é o que se tornou o Paulistão. Seja para avaliar os garotos que estão subindo ou encontrar novas soluções dentro do próprio elenco.

Se os reforços não chegam ao Palmeiras, o estadual pode trazer boas novidades, mesmo que elas já estejam dentro do elenco. É isso que Abel está tentando.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe