Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: Santos tem dificuldade para ser criativo, mas talento individual decide clássico

O Santos venceu o Corinthians por 1 a 0, entrou no G-8 do Campeonato Brasileiro e, nesse momento, teria vaga na Libertadores de 2021 (o que, no momento, é o

Santos
Santos

Redação Publicado em 18/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h49


Peixe ainda sente ausência de Diego Pituca, peça fundamental na armação de jogadas

O Santos venceu o Corinthians por 1 a 0, entrou no G-8 do Campeonato Brasileiro e, nesse momento, teria vaga na Libertadores de 2021 (o que, no momento, é o que realmente importa), mas o futebol apresentado ainda está distante daquele que fez brilhar os olhos da torcida nos últimos meses.

E é compreensível. O Santos entrou em campo nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, sem jogadores que tiveram papel fundamental para que a equipe chegasse à final da Libertadores.

Diego Pituca, vale lembrar, era titular absoluto e foi vendido para o Kashima Antlers, do Japão. Sem dúvidas, faz muita falta para o setor de criação do Santos. Soteldo, com dores musculares, jogou só 15 minutos contra o Corinthians.

Marcos Leonardo celebra gol em Santos x Corinthians — Foto: LENITA RODRIGUES/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Marcos Leonardo celebra gol em Santos x Corinthians — Foto: LENITA RODRIGUES/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Kaio Jorge, apesar de ser centroavante, também tem papel fundamental no setor de criação santista e, com uma lesão na coxa, virou desfalque para o clássico.

A cobrança, então, também precisa ser um pouquinho menor, mas é preciso destacar o que ainda pode melhorar e o que não deu certo diante do Corinthians.

O Santos entrou em campo com muitos problemas no setor de criação. O meio de campo, formado por Sandry, Alison e Ivonei, não conseguia encontrar os atacantes em boas condições. Os passes errados atrapalhavam o desenvolvimento do Peixe.

A ausência de Soteldo, é claro, foi sentida. O Santos apostava demais em bolas pelas laterais, com Marinho e Lucas Braga, mas a falta de um criador de jogadas pelo meio dificultou os planos do time comandado pelo técnico Cuca.

Cuca não teve peças importantes nesta quarta-feira — Foto: Anderson Lira / Estadão Conteúdo

Cuca não teve peças importantes nesta quarta-feira — Foto: Anderson Lira / Estadão Conteúdo

Depois do intervalo, o talento individual de Soteldo entrou em cena. O atacante venezuelano entrou no início do segundo tempo e, em 15 minutos, criou ótima jogada, obrigou Cássio a fazer uma grande defesa e, no rebote, viu Marinho deixar Marcos Leonardo livre para abrir o placar para o Santos.

Logo depois, Soteldo voltou a sentir as dores musculares que o deixaram no banco de reservas nesta quarta-feira e pediu para sair. Mesmo assim, ele fez o suficiente para o Santos ganhar.

Sem destaque coletivo numa escalação ainda em mutação por causa de ausências importantes, o Santos viu o talento individual resolver o clássico contra o Corinthians.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe