Bicampeão mundial, Fernando Alonso voltou a disputar uma corrida da Fórmula 1 no domingo depois de dois anos afastado da principal categoria do automobilismo. O espanhol da Alpine chegou a figurar na sétima posição, mas acabou não completando o GP do Bahrein por causa de problemas de superaquecimento dos freios, causados por uma embalagem de sanduíche que acabou entrando no duto de refrigeração do sistema de frenagem.

– Após a segunda parada, um embrulho de sanduíche ficou preso dentro do duto do freio traseiro do carro de Fernando, o que elevou as temperaturas e causou alguns danos ao sistema de freio. Então, nós o chamamos para os boxes para abandonar por questão de segurança – disse o diretor executivo da equipe, Marcin Budkowski.

Ainda assim, o piloto de 39 anos aprovou seu retorno à Fórmula 1.

– Foi ótimo voltar a correr na Fórmula 1. A largada foi divertida. Ganhamos algumas posições, e eu tive algumas batalhas agradáveis com antigos colegas. No entanto, é decepcionante não ver a bandeira quadriculada no fim da prova – disse o espanhol.

Alonso já tinha se divertido no treino classificatório do sábado, quando alcançou o Q3 e acabou na nona posição, algo que não conseguia desde o GP de Mônaco de 2018. Para comparação, seu companheiro de equipe, Esteban Ocon, sequer passou do Q1 e foi o 16º. Na corrida, o francês acabou na 13ª posição, enquanto o espanhol bicampeão mundial abandonou na 34ª de 56 voltas.

– Aparentemente, havia alguns detritos no duto de resfriamento do freio, então isso é um pouco azar porque há um buraco deste tamanho (bem pequeno), mas aparentemente foi o que aconteceu. Mas temos que pegar e aprender, e até então era divertido. Espero que em Imola estejamos prontos para tentar novamente – disse o piloto.

A segunda etapa da Fórmula 1 está programada para o dia 18 de abril, em Imola, na Itália. Vai ser o GP Emilia Romagna. Lá, Alonso espera uma briga intensa no meio da classificação.

– Acho que ainda precisamos melhorar. Acho que está tudo muito próximo nas equipes do meio, alguns décimos mudam muitas posições. Portanto, teremos que ajustar as coisas e executar com perfeição a cada corrida, porque mais erros podem custar muitas posições na classificação e na corrida, então vai ser uma temporada muito interessante para assistir – disse Alonso.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.