Diário de São Paulo
Siga-nos
Tecnologia e futebol

Adversária do Brasil, Suíça aposta em nova tecnologia para treino de goleiros

O método também pode auxiliar crianças e idosos

Adversária do Brasil, Suíça aposta em nova tecnologia para treino de goleiros - Imagem: Pxhere
Adversária do Brasil, Suíça aposta em nova tecnologia para treino de goleiros - Imagem: Pxhere

Nathalia Jesus Publicado em 28/11/2022, às 11h42


A seleção da Suíça, adversária do Brasil nesta segunda-feira (28) na Copa do Mundo, tem utilizado desde 2021 um método diferente e tecnológico para o treinamento de goleiros.

Com o intuito de melhorar o reflexo dos defesores, os suíços investiram em um óculos capaz de criar um efeito de câmera lenta na trajetória da bola.

De acordo com a Visionup, responsável por desenvolver o dispositivo, os óculos estimulam o cérebro e podem melhorar a visão, a percepção de profundidade e a coordenação entre os olhos e as mãos.

Em entrevista ao G1, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto afirmou que o acessório pode auxiliar na melhoria da visão periférica que, no esporte, é conhecida como "visão de jogo".

Segundo o especialista, o dispositivo "força o cérebro a processar as imagens com mais agilidade e a perceber mais detalhes, além de melhorar o equilíbrio, aumentar a rapidez dos movimentos, inclusive dos olhos, e o tempo de reação".

Para conseguir o efeito de câmera lenta, os óculos possuem uma bateria e, no lugar das lentes, são colocados dois painéis LCD, que ficam escuros e transparentes alternadamente em frações de segundos.

As "piscadas" dos óculos influenciam na tomada de decisão dos goleiros, que são obrigados a se concentrar mais nas trajetórias da bola. De acordo com a fabricante, a tecnologia estimula os músculos dos olhos e o cérebro.

Compartilhe  

últimas notícias