Diário de São Paulo
Siga-nos

A quinta na Euro: Dinamarca recebe a favorita Bélgica e prepara homenagens a Eriksen

É inevitável. Uma hora ou outra isso iria ocorrer. Nesta quinta-feira, os jogadores da Dinamarca vão voltar ao Parken, em Copenhague, para o jogo contra a

EURO
EURO

Redação Publicado em 17/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h00


Dinamarqueses voltam ao palco onde viveram drama do último sábado, em partida carregada de emoções. Dia também tem Ucrânia x Macedônia do Norte e Holanda x Áustria

É inevitável. Uma hora ou outra isso iria ocorrer. Nesta quinta-feira, os jogadores da Dinamarca vão voltar ao Parken, em Copenhague, para o jogo contra a Bélgica, pela segunda rodada do Grupo B da Eurocopa. Estádio onde viveram um trauma e viram Eriksen lutar entre a vida e a morte. E local onde vão dar um motivo para que o meia se sinta ainda mais vivo.

Ucrânia x Macedônia, às 10h, Dinamarca x Bélgica, às 13h, e Holanda x Áustria, às 16h, têm transmissão do SporTV e acompanhamento em tempo real no ge

A primeira partida dos dinamarqueses depois do drama do último sábado vai ser carregada de emoções. Homenagens são esperadas, e a principal delas vai ocorrer aos 10 minutos do primeiro tempo. Os jogadores das duas seleções devem parar a bola para um tributo ao camisa 10. Um tributo em vida.

Eriksen segue internado no hospital Rigshospitalet, que fica a cerca de um quilômetro de distância do Estádio Parken. Ele vai sentir de perto a vibração do momento.

– Acredito que o Christian vai assistir. É uma situação muito louca. O hospital é do lado de Parken, quando ele olhar pela janela, vai poder ouvir tudo de lá. Acredito que ele vai estar de camisa da Dinamarca assistindo o jogo – comentou o técnico dinamarquês, Kasper Hjulmand.

Eriksen cai no gramado desacordado e deixa os colegas de time desesperados, aos 42' do 1° tempo

Acompanhado de jogadores da Dinamarca, os médicos retiram Eriksen do gramado de macaMédico que coordenou a Copa do Mundo de 2014 critica forma que Eriksen foi socorrido: 'Tem que encarar isso como uma parada cardíaca'

Na véspera da partida, os jogadores tiveram à disposição um ônibus para ir ao Parken, caso quisessem visitar o local e se preparar emocionalmente para o retorno. O meia Delaney espera que o período em campo seja uma oportunidade para superar, mesmo que por 90 minutos, a experiência traumática vivida no último sábado.

“O futebol faz uma coisa com você quando você joga: você esquece coisas”, disse Delaney.

– Tem sido bom para nós estar em campo, onde somos permitidos sentir raiva, felicidade e tristeza, mostrar nossos sentimentos. Nos últimos dias no campo tem sido bons, as pessoas estão bem, estão rindo, estamos voltando a ser como deveria ser – analisou o jogador do Borussia Dortmund.

Em suas redes sociais, Simon Kjaer, capitão da Dinamarca e que teve papel decisivo no atendimento a Eriksen, falou mais uma vez sobre o ocorrido e frisou que a seleção jogará pelo companheiro.

– Têm sido dias muito especiais. Dos quais o futebol não foi a coisa mais importante. Esse trauma (choque) vai ficar em mim – e em todos nós – para sempre. A única coisa que importa é que Christian está bem. Estou orgulhoso de como atuamos como equipe e como estivemos juntos nesse período difícil. Estou muito comovido e profundamente grato por todo apoio. Vamos a campo contra a Bélgica com Christian em nosso coração e pensamentos. Isso nos dá calma e nos permite focar no jogo. Jogamos PARA o Christian, e como sempre, jogamos para toda a Dinamarca. Essa é a maior motivação que podemos ter – disse Kjaer, capitão da Dinamarca.

A Dinamarca é a lanterna do Grupo B, ainda sem pontuar. A Bélgica tem três pontos, é a líder, e garante a vaga na próxima fase de vencer a partida. Os belgas podem ter o retorno do craque De Bruyne, ainda que por alguns minutos no segundo tempo. O meia do Manchester City foi desfalque na estreia da Euro por sua fratura na face, sofrida na final da Champions.

De Bruyne, que pode ganhar alguns minutos, e Lukaku, em treinamento da Bélgica no estádio Parken, em Copenhague — Foto: Hannah Mckay/Reuters

De Bruyne, que pode ganhar alguns minutos, e Lukaku, em treinamento da Bélgica no estádio Parken, em Copenhague — Foto: Hannah Mckay/Reuters

Prováveis escalações:

  • Dinamarca: Schmeichel; Wass, Kjaer, Christensen, Maehle; Delaney, Hojbjerg, Jensen; Poulsen, Dolberg, Braithwaite
  • Bélgica: Courtois; Alderweireld, Denayer, Vermaelen; Meunier, Tielemans, Dendoncker, Hazard; Mertens, Lukaku, Carrasco

Ucrânia e Macedônia lutam pela sobrevivência

Em Bucareste, na Romênia, Ucrânia e Macedônia do Norte abrem a segunda rodada do Grupo C às 10h. As duas seleções perderam na primeira rodada e precisam pontuar para seguir com chances de classificação para a próxima fase.

Principal jogador ucraniano, Zinchenko, lateral do Manchester City, consultou um colega de clube para saber mais sobre o adversário desta quinta. Ele revelou que conversou com o alemão Gündogan, que foi titular da Alemanha na derrota por 2 a 1 para a Macedônia do Norte em março, pelas eliminatórias.

– Eu conversei com o Gündogan sobre a Macedônia do Norte porque eles venceram a Alemanha. E ele me disse: “Acredite, esse time joga bom futebol” – declarou o ucraniano.

Veja gols e lances da primeira rodada da Euro:

12 vídeos
Veja os melhores momentos de França 1 x 0 Alemanha

Melhores momentos: Hungria 0 x 3 Portugal pela 1ª rodada da EurocopaMelhores momentos: Espanha 0 x 0 Suécia pela 1ª rodada da Eurocopa

Para tentar confirmar a análise do meio-campista alemão do Manchester City, o técnico macedônio Igor Angelovski garantiu: sua equipe vai propor o jogo.

– Temos que jogar o nosso melhor. É uma Euro. Só assim a gente pode ter um bom resultado. Viemos pra Euro para alcançar as oitavas de final. Quem quer que vença essa partida vai sair emvantagem. Não sentimos pressão alguma. Estamos motivados e vamos jogar para ganhar.

Prováveis escalações:

  • Ucrânia: Bushchan; Karavaev, Zabarnyi, Matviyenko, Mykolenko; Zinchenko, Sydorchuk, Malinovskyi; Yarmolenko, Yaremchuk, Tsygankov
  • Macedônia do Norte: Dimitrievski; S. Ristovski, Musliu, D. Velkovski, Alioski; Nikolov, Ademi, Bardi; Elmas, Pandev, Trajkovski

Holanda tem De Ligt de volta

Os líderes do Grupo C se enfrentam em Amsterdã, na Johan Cruijff Arena. Holanda e Áustria venceram na primeira rodada, mas os austríacos estão na frente, com saldo de gols melhor. Quem vencer garante vaga na próxima fase.

Os anfitriões vão ter o retorno do zagueiro De Ligt, da Juventus, recuperado de lesão. Principal jogador holandês, Memphis Depay não hesitou em dizer que os anfitriões devem ter o controle do jogo.

– Eu espero que a gente seja dominante na posse de bola. Claro, temos que ter cuidado com os principais jogadores deles. Eles trabalham bastante e são ambiciosos. Entretanto, vamos controlar o jogo. Estou convencido disso, de que quando estamos concentrados, fazemos nosso trabalho.

A Áustria não vai ter Arnautovic, suspenso por uma rodada após as ofensas dirigidas ao macedônio Alioski, na estreia. Os austríacos estão animados depois da primeira vitória em sua história na Euro. Um simples empate pode deixá-los perto da primeira classificação ao mata-mata do torneio.

– Agora precisamos evoluir em cima disso. A Holanda é obviamente a favorita do grupo. Eles são muito flexíveis e têm jogadores de alta qualidade como Depay e Wijnaldum, bem como De Ligt. De Jong também. É uma equipe muito boa, mas também ganhamos muita confiança contra a Macedônia do Norte – avaliou o técnico Franco Foda.

Prováveis escalações:

  • Holanda: Stekelenburg; Dumfries, De Ligt, De Vrij, Blind, Wijndal; F de Jong, De Roon, Wijnaldum; Depay, Weghorst
  • Áustria: Bachmann; Lienhart, Alaba, Hinteregger; Lainer, Laimer, Sabitzer, Grillitsch, Ulmer; Baumgartner, Kalajdzic

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias