Diário de São Paulo
Siga-nos
Séries

THE CHOSEN: entenda por quê Mateus é retratado como autista na série

A série The Chosen, que estreou em 2019, tem conquistado fãs ao redor do mundo

THE CHOSEN: entenda por quê Mateus é retratado como autista na série - Imagem: reprodução Instagram
THE CHOSEN: entenda por quê Mateus é retratado como autista na série - Imagem: reprodução Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 07/04/2024, às 20h15


A série The Chosen, que estreou em 2019, tem conquistado fãs ao redor do mundo, e um dos personagens mais queridos é o apóstolo Mateus.

Conforme informações do Metrópoles, no entanto, uma característica de sua personalidade tem gerado debates entre os internautas: por que Mateus é retratado dentro do espectro do autismo?

Embora The Chosen seja uma dramatização das escrituras bíblicas e não tenha a intenção de seguir fielmente os relatos sagrados, a escolha do diretor Dallas Jenkins de apresentar Mateus como uma pessoa atípica, sem que os evangelhos façam qualquer menção a respeito, tem deixado os espectadores intrigados.

A resposta para essa escolha está na história pessoal de Jenkins, que tem uma filha autista e deseja trazer mais visibilidade e representatividade ao tema.

Além disso, os roteiristas consideram que as informações descritas na Bíblia sobre o perfil de Mateus - um homem focado em números, genealogias e detalhes, que escolheu uma profissão que o tornou um excluído da sociedade judaica, como cobrador de impostos - tornam plausível a representação da Síndrome de Asperger no personagem.

Compartilhe  

últimas notícias