Diário de São Paulo
Siga-nos
Luto!

Roberto Guilherme, eterno Sargento Pincel dos 'Trapalhões', morre aos 84 anos

O ator lutava contra doença há anos

Roberto Guilherme, eterno Sargento Pincel dos 'Trapalhões', morre aos 84 anos - Imagem: reprodução redes sociais
Roberto Guilherme, eterno Sargento Pincel dos 'Trapalhões', morre aos 84 anos - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 10/11/2022, às 17h51


O ator Roberto Guilherme, conhecido nacionalmente por viver o Sargento Pincel no seriado 'Os Trapalhões', morreu aos 84 anos nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro. O artista, que também era dublador, estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul.

A informação foi confirmada pela família do artista e também por Lilian Aragão, mulher de Renato Aragão. Pinça, como também era carinhosamente chamado, lutava contra um câncer havia alguns anos, e estava na segunda fase da quimioterapia contra a doença.

O Sargento Pincel contracenava com o 'Soldado 49', interpretado por Renato Aragão. A careca, que virou sua marca registrada, surgiu no programa, com o ator tendo os cabelos raspados em uma esquete humorística.

Roberto também chegou a se tornar paraquedista do Exército na vida real. Ele conciliou a carreira militar com a paixão pelo futebol. Talentoso, ele disputou partidas  pela Seleção Brasileira Militar de Futebol ao lado de Pelé. 

Ele se tornou ator por acaso após substituir um colega em uma peça de teatro. Em 63 ele foi para a TV Excelsior, onde conheceu Renato Aragão. Em 65, já ao lado de Dedé Santana, fez do elenco fixo de 'Adoráveis Trapalhões'.

Renato Aragão, Dedé Santana, Victor Sarro e outros famosos lamentaram a morte do ator.

"Ele era muito diferente daquele tipo que ele fazia de durão. Fora disso (do personagem), ele era uma amigo maravilhoso. E ele era sargento mesmo. Já havia dado mais de cento e tantos saltos de paraquedas e depois virou ator e ficou alegrando todo mundo. Hoje, eu não sei como falar desse amigo muito doce que perdemos", disse Renato Aragão em entrevista nesta quinta.

Dedé Santana usou sua conta na rede social para exaltar a missão de Roberto. "Meu amigo, meu grande amigo. Descanse em paz, siga com o dever cumprido. Levou sorrisos para toda uma nação. Agora você é eterno. O eterno Sargento Pincel", escreveu ele.

Victor Sarro fez uma postagem no Twitter dizendo: "O céu mais feliz, a Terra mais triste!  Descanse em paz sargento Pincel!".

Compartilhe  

últimas notícias