Diário de São Paulo
Siga-nos
Doutor Honoris Causa

Racionais MC´s recebem título pela Unicamp

Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay foram reconhecidos com o título Doutor Honoris Causa pela Unicamp

Racionais MC´s recebem título pela Unicamp - Imagem: reprodução Instagram I @racionaiscn
Racionais MC´s recebem título pela Unicamp - Imagem: reprodução Instagram I @racionaiscn

Milleny Ferreira Publicado em 30/11/2023, às 13h26


Nesta última terça-feira , a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao grupo icônico de rap Racionais MC’s, composto por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, os integrantes foram reconhecidos como "intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro".

Os membros, assim, se tornam as primeiras pessoas pretas e os primeiros músicos a receber esse título que ao todo foram concedidos a 31 pessoas, todas elas brancas.

Esse título foi aprovado pelos membros do Conselho Universitário da Unicamp, os quais deram destaque em toda a visibilidade e luta que os mesmos têm de com a causa contra o racismo, e violências sociais e políticas.

Segundo a CNN Brasil, o mesmo título foi concedido também a Mano Brown pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

São 35 anos de carreira, com obras históricas e atemporais que denunciam a estrutura desigual da nossa sociedade. Cada vez mais essas obras têm ganhado forças dentro de ambientes de formações escolares, potencializando a construção de um repertório amplo sobre a história do nosso país e possibilitando que esses ambientes se tornem cada vez mais plurais e democráticos”.

O título de Doutor Honoris Causa é dado para aqueles que têm a influência e que tenham contribuído de uma maneira notória, para o progresso das ciências, das letras ou das artes e que tenham beneficiado a humanidade ou prestado relevantes serviços à universidade.

Durante a decisão, o próprio reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles, afirmou que a honraria que foi dada aos Racionais condiz totalmente aos objetivos do título, sendo "saberes externos à universidade que dialogam com um período do país e da universidade".

Em 2018, a Unicamp incluiu as letras do álbum 'Sobrevivendo no Inferno', segundo trabalho de estúdio lançado pelo grupo, na lista de leitura obrigatória para o vestibular. Foi a primeira vez que um disco de música entrou na lista de obras da prova.

Compartilhe  

últimas notícias