Diário de São Paulo
Siga-nos
Aquário

Protestos dão certo e orca Lolita presa há 52 anos tem final feliz

O animal foi capturado em 1970 para se tornar uma atração

O Miami Seaquarium, em Miami, na Flórida (EUA), anunciou que libertará a orca Lolita. - Imagem: reprodução I UOL
O Miami Seaquarium, em Miami, na Flórida (EUA), anunciou que libertará a orca Lolita. - Imagem: reprodução I UOL

Juliane Moreti Publicado em 31/03/2023, às 15h46


Nesta quinta-feira (30), o Miami Seaquarium, em Miami, na Flórida (EUA), anunciou que libertará a orca Lolita em uma operação de transporte em que o animal será devolvido para as águas do Noroeste do Pacífico. 

A informação foi publicada pelo aquário, em conjunto com a associação Friends of Lolita (Amigos de Lolita), pelo empresário Jim Irsay e pela prefeitura da cidade. A decisão foi tomada depois que Lolita encerrou as apresentações em 2022 por causa de uma piora na saúde, correndo risco de vida. 

Para o transporte, o tempo estimado é de 18 a 24 meses e deve custar aproximadamente R$ 100 milhões. Isso porque, além dela, também serão libertos outros três golfinhos. Serão movimentados tanques de água especiais, aviões, caminhões e guindastes.

Quando estiver no mar, Lolita passará por um processo de adaptação, o que planeja cercar uma determinada área com uma rede. Assim, a orca terá tempo para reaprender a viver no novo ambiente depois de tanto tempo.

De acordo com informações do portal UOL, em 1970, a orca foi retirada desse mesmo mar para virar atração no oceanário. Após ser capturada, o animal passou 52 anos dentro de um espaço limitado, sendo alimentada em porções e convivendo com treinamentos. 

Por causa do cativeiro, diversos defensores dos animais protestaram pelas ruas, em frente ao aquário, em favor dos bichinhos presos. Inclusive, pela orca Lolita, que, agora, terá um destino completamente diferente.

Compartilhe  

últimas notícias