Diário de São Paulo
Siga-nos
Superação!

MG: mulher vence desafios e é a primeira enfermeira com a rara Síndrome de Moebius do estado

Solange Dias contou mais detalhes da sua trajetória

Solange Dias Fernandes é a primeira enfermeira com a rara Síndrome de Moebius do estado de MG. - Imagem: reprodução I Instagram @historiasdeterapia
Solange Dias Fernandes é a primeira enfermeira com a rara Síndrome de Moebius do estado de MG. - Imagem: reprodução I Instagram @historiasdeterapia

Juliane Moreti Publicado em 08/05/2023, às 17h40


Solange Dias Fernandes emocionou ao trazer sua história cheia de desafios ao público. Ela é a primeira enfermeira com a rara Síndrome de Moebius do estado de Minas Gerais

A síndrome consiste em uma ''condição rara que a deixa sem expressão facial'', conforme informações do portal Histórias de Terapia. ''Eu consigo chorar e sorrir, mas sem a expressão no rosto'', explicou Solange durante a entrevista. 

Tudo começou quando, aos seis meses de idade, os pais de Solange ouviram de um fotógrafo que ela parecia estrábica. Quando passaram por exames médicos, descobriram que, na verdade, Solange era portadora Síndrome de Moebius. 

A família, então, buscou tratamento para Solange, ''mas nunca viram na síndrome algo que a incapacitasse'', conforme descreve o portal.

Apesar da infância e adolescência terem sido marcadas por bullying e preconceito, Solange, quando adulta, decidiu atrás da sua formação em enfermagem

''Eu fui fazer enfermagem, as os professores não acreditavam no meu potencial, por causa da minha síndrome. Eu tive que me afastar um tempo, porque eu não aguentava mais ouvir que não confiavam em mim'', relatou, falanado sobre a rejeição.

Ela diz que trabalha muito bem com pessoas, quando tinha, por exemplo, que passar por estágios na faculdade. Era bem recebida pelo público das unidades de saúde, ao contrário dos docentes. 

Mesmo assim, depois de um tempo, Solange insistiu em seu sonho. ''Sou a primeira enfermeira de Minas Gerais portadora da Síndrome de Moebius'', disse, ao lembrar que se formou no ano passado.

''Eu tenho muito orgulho por fazer o que muita gente não queria que eu fizesse. Tenho meu tempo e supero minhas dificuldades'', contou, sobre o trilhar do seu caminho. 

''Eu não sou vítima, não sou nada, não sou. Eu sou, tipo assim, sou Solange, eu tenho a minha história, eu conto a minha história'', comentou. 

Compartilhe  

últimas notícias